Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Tributária: regulamentação supera mil emendas ao texto

Coluna foi publicada nesta quarta-feira (21)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 21/08/2024, 10:45 h | Atualizado em 21/08/2024, 10:45

Imagem ilustrativa da imagem Tributária: regulamentação supera mil emendas ao texto
Senado: principal projeto de regulamentação da reforma tributária está travado na Casa por divergências com o Congresso |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Travado no Senado por divergências com a Câmara, o principal projeto de regulamentação da reforma tributária alcançou nesta terça-feira (20) a marca de 1.084 emendas, que são as sugestões de mudanças no texto. O acúmulo de propostas de alteração indica a complexidade da tramitação da matéria, sobretudo em ano eleitoral. O número surpreendeu aliados do governo.

A expectativa inicial era a de que o grande desafio seria a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma tributária, aprovada no ano passado. Entretanto, a matéria recebeu 803 emendas no Senado, 20% a menos em relação ao número já alcançado na regulamentação, e que tende a crescer. O projeto ainda não tem oficialmente relator na Comissão de Constituição e Justiça.

Contigo mesmo. Apesar de o senador Eduardo Braga (MDB-AM) não ter sido formalizado na relatoria do projeto de regulamentação da tributária, o gabinete do parlamentar tem recebido uma romaria de setores interessados em mudanças no texto.

Tô... A influenciadora Luisa Mell, que ficou conhecida por ações vinculadas à causa animal, desistiu de sua candidatura a vereadora da cidade de São Paulo neste ano. Procurada pela Coluna, Luisa Mell não respondeu.

...fora. O presidente da Câmara dos Vereadores da capital paulista, Milton Leite (União), disse que "o partido contava com 70 mil votos" para a influencer, e que haverá redistribuição de recursos para outros puxadores de voto. O presidente estadual da sigla, Alexandre Leite, mantém a aposta de conquistar mais de dez cadeiras, e se diz surpreso com a desistência “por estranhos motivos não ditos a nós”, ressaltou.

Desigual. Só 14% das candidaturas a prefeituras no Estado de São Paulo neste ano são de mulheres, de acordo com levantamento do TRE-SP ao qual a Coluna teve acesso antecipado. Até as 14 horas desta terça (20), havia 2.061 pedidos de registro de candidatura a prefeito, sendo 1.766 de homens e 295 de mulheres.

Melhorando. No caso das eleições para as Câmaras Municipais em São Paulo, a relação é maior, mas ainda distante da realidade brasileira - 51,5% da população do País é feminina, de acordo com o Censo 2022. No Estado, são 73.119 pedidos de registro de candidatura para vereador, sendo 25.522 mulheres, o que corresponde a 35% do total.

Fato. Os baixos índices de representatividade feminina nas eleições municipais deste ano são parecidos com os do pleito de 2020, o que evidencia a pouca efetividade das políticas de incentivo às candidaturas de mulheres.

Esqueça. O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), candidato à reeleição, disse que a disputa na cidade não terá questões ideológicas. Em entrevista ao Broadcast Político/Coluna, prometeu "a melhor relação institucional" com os gestores petistas.

Anote aí. O prefeito afirmou que manterá esse comportamento com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e também com o presidente Lula. Seu partido ocupa ministérios em Brasília, mas flerta com candidatura presidencial própria em 2026.


Vodcast ‘Dois Pontos’ | Sobre aprendizado contínuo

"Precisamos desconstruir a premissa de que a aprendizagem se dá apenas no contexto formal. Está lá, mas também temos outros contextos capacitantes” - Luciana Faluba, Fundação Dom Cabral

"Antigamente tínhamos a ideia de que formou e estava tudo pronto, mas acho que um bom profissional sempre soube que precisa continuar aprendendo” - Maria José Tonelli, Professora FGV-EAESP

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: