Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Lula reconhecerá eleito após resultado, diferente de Bolsonaro

Confira a coluna

Redação jornal A Tribuna | 05/11/2024, 13:09 h | Atualizado em 06/11/2024, 13:33

O presidente Lula deve reconhecer o vitorioso nas eleições americanas tão logo o resultado seja anunciado, seja Donald Trump, seja Kamala Harris, asseguram interlocutores. Os Estados Unidos vão hoje às urnas, mas a apuração dos votos costuma demorar. Embora a promessa de Lula seja a tônica na comunidade internacional, essa postura difere da adotada por Jair Bolsonaro em 2020. À época, o então presidente do Brasil levou 38 dias para reconhecer a vitória de Joe Biden sobre o aliado Trump. A justificativa foi a de que Bolsonaro esperou o Colégio Eleitoral ratificar a totalidade de votos apurados. Na ausência de uma autoridade eleitoral nacional, é praxe o resultado nos EUA ser reconhecido antecipadamente por projeções de institutos e meios de comunicação.

Cenários. Lula afirmou publicamente que torce por Harris e, nos bastidores, avaliou que o desfecho da disputa pode ter impacto maior sobre o humor do eleitorado brasileiro do que a recente corrida municipal. Para o petista, uma eventual vitória de Trump daria reforço ao bolsonarismo.

Q.G. A apuração americana será acompanhada pari passu pela embaixada do Brasil nos EUA, comandada por Maria Luiza Viotti, em contato direto com o Itamaraty. A assessoria internacional da Presidência da República não escalou um integrante para estar no país nesta semana.

Assim… A Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (Anab) foi ao STF para evitar a homologação, nos atuais termos, do acordo assinado pelo presidente Lula para a reparação de danos causados pelo rompimento da barragem de Mariana, em 2015. O Supremo deve validar o acordo na próxima semana.

…não. Para a entidade, os termos do acordo devem ser revistos porque muitos atingidos pela tragédia tiveram prejuízo superior a R$ 35 mil, indenização individual estabelecida no tratado para encerrar a briga judicial.

Calma. A bancada do PT no Senado pediu ao ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais) um encontro com o presidente Lula antes de anunciar o apoio a Davi Alcolumbre (União-AP) à presidência da Casa.

Racha. Nessa reunião, uma ala defenderá que o PT não pode chegar atrasado à disputa. Integra esse time o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT), que também é do Amapá e quer ser candidato à reeleição com apoio de Alcolumbre. Outros petistas, contudo, vão pregar cautela e defender mais negociações para tentar melhorar o espaço da sigla na chapa do senador. A eleição para a Mesa Diretora do Congresso é em fevereiro.

Desagravo. A comunidade judaica de São Paulo promoveu um jantar reservado em homenagem ao presidente do Paraguai, Santiago Peña. Em passagem pelo Brasil, o paraguaio reforçou seu “apoio incondicional a Israel” e reiterou que determinou a transferência da embaixada local de Tel-Aviv para Jerusalém.

Cautela. O encontro com Peña ocorreu na residência do presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Marcos Knobel. De acordo com relatos, o presidente do Paraguai não fez cobranças sobre a retirada do embaixador brasileiro em Israel.

CLICK. Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, na 2ª edição da Feira da Agricultura Familiar de Porto Alegre. Mais de 90 expositores de diferentes regiões do Estado estarão no pavilhão até sábado, 9.

Pronto, falei! 

"Parlamentares erram, mas o Legislativo é essencial; juízes erram, mas o Judiciário é essencial; gestores erram, mas a administração pública é essencial”, Edson Fachin, vice-presidente do STF.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: