Empresários aceleram busca por via de centro
Estado de São Paulo
Diante do cenário de possível acirramento da polarização Lula versus Jair Bolsonaro, parte do empresariado pisa no acelerador atrás de um candidato único e viável de “centro”. De forma orgânica, representantes dos setores produtivo e financeiro trocam impressões no WhatsApp e agendam conversas por videoconferência com presidenciáveis. Têm pressa por uma definição do nome ainda neste ano.
Se a busca fosse resumida em um anúncio de emprego, seria: procura-se candidato motivado, com ideias novas, carisma e, se possível, alguns votos.
Quem. A Coluna conversou com representantes do setor produtivo, financeiro, e lideranças empresariais, especialmente de SP, mas também de outros Estados. Eles participam de grupos de WhatsApp que variam de 10 a 20 pessoas.
Conselheiros. Os empresários conversam ainda sobre o cenário político com dirigentes partidários e políticos experientes, como Fernando Henrique Cardoso, Michel Temer, ACM Neto e Gilberto Kassab.
Lista VIP. Por centro, consideram: João Doria (governador de SP), Eduardo Leite (governador de RS), Luiz Henrique Mandetta (ex-ministro da Saúde) e Luciano Huck (apresentador de TV).
Xadrez. Depois de se reunir com Leite, como mostrou a Coluna, Huck estará com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) na próxima semana. A conversa, claro, será sobre eleições.
Em 2022. No mundo político, diz-se que Marcelo Queiroga (Saúde) está de olho na vaga ao Senado pela Paraíba. Lideranças da região veem “vácuo” deixado por escândalos de corrupção e pela morte de José Maranhão (MDB). Já Cássio Cunha Lima (PSDB) não pretende disputar a vaga.
CLICK. Os ministros João Roma (Cidadania) e Tereza Cristina (Agricultura) discutiram ações conjuntas para a promoção da segurança alimentar dos mais vulneráveis.
Natimorto. A OAB acredita que Augusto Aras não terá como escapar da representação que pede abertura do procedimento para investigar o governo, por má conduta na pandemia. Mas vê como improvável a apresentação da denúncia...
A palavra. Quando líderes evangélicos dizem a Aras que o apoiam para o STF, o PGR agradece com um pedido: que façam o apoio chegar ao Planalto.
Sentiu. O ex-ministro Eduardo Pazuello disse a interlocutores estar tranquilo quanto à CPI da Covid. Segundo relatos, afirmou: “Se tiver que sair alguém preso, não será eu. Tudo que pude fazer, eu fiz”.
Chumbo. Para aliados do general, a comissão terá três focos: o episódio no Amazonas, tratamento precoce e vacina. Este último, em especial a recusa inicial à Coronavac, é visto como um dos mais delicados.
Em… Segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica, laboratórios privados realizaram 3 milhões de testes para o coronavírus em janeiro e fevereiro deste ano, 1,5 milhão por mês. No ano passado, a média mensal foi de 1 milhão.
…massa. A epidemiologista Ethel Maciel atribui o resultado ao aumento dos casos no começo do ano. Mas considera que ainda é pouco: “A testagem precisa ser ampliada, preferencialmente em locais de grande circulação e empresas.”
Pronto, falei!
"Qual o nível de credibilidade dessas promessas por quem se vangloria de passar a boiada?”
Rodrigo Agostinho, deputado federal (PSB-SP), sobre propostas do governo para a Cúpula dos Líderes sobre o Clima.
SUGERIMOS PARA VOCÊ:
Coluna do Estadão,por Estado de São Paulo