Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coluna do Estadão

Coluna do Estadão

Colunista

Estado de São Paulo

Candidatos petistas esperam presença de Lula no ABC

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (02)

Roseann Kennedy, Eduardo Gayer e Augusto Tenório | 02/09/2024, 14:22 h | Atualizado em 02/09/2024, 14:22

Imagem ilustrativa da imagem Candidatos petistas esperam presença de Lula  no ABC
Presença de Lula em agendas na região do ABC ainda é incerta |  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os petistas que concorrem às prefeituras do Grande ABC Paulista esperam pela presença do presidente Lula nas agendas de campanha para impulsioná-los na disputa. Mas, sem a garantia de que o líder comparecerá e sem programa eleitoral de TV em cidades da região, os postulantes apostam em inserções de falas antigas do presidente nas rádios. Das sete cidades do Grande ABC, o PT lançou candidaturas em seis. No entanto, o cenário das últimas pesquisas é favorável à sigla somente em Mauá e Diadema – locais já comandados pelo partido. À Coluna, o presidente estadual do PT, deputado federal Kiko Celeguim, admitiu que presença de Lula em agendas na região ainda é incerta. Procuradas, as assessorias do presidente Lula e do PT nacional não responderam.

Prioridades. Kiko Celeguim confirmou que Lula irá a mais eventos com Guilherme Boulos (PSOL) na capital, e disse acreditar que a presença pode ecoar para toda a região metropolitana. “Não se trata de gostar mais de um ou de outro, mas de dar maior ressonância à agenda.”

Foco. A vala clandestina de Perus, achada em 1990 na zona norte de São Paulo com 1.049 ossadas, é uma das prioridades da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos. O órgão foi reinstalado pelo Ministério de Direitos Humanos.

Acelera. A deputada federal Natália Bonavides (PT), integrante do colegiado, diz haver pressa em finalizar os trabalhos, que foram extintos pelo governo Bolsonaro. “Esse tema da memória é urgente, porque já se passaram décadas (do fim da ditadura) e muitas pessoas que vivenciaram o período já não estão entre nós”, afirma a parlamentar.

Duelo. A Câmara Municipal de Florianópolis trava um embate com o STF sobre o destino do vereador Maikon Costa (PL), que é autista e tem como bandeira dar visibilidade ao transtorno.

Vaivém. O vereador foi cassado pelo Conselho de Ética da Câmara local por quebra de decoro parlamentar. O Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou a medida. Em 21 de agosto, o ministro André Mendonça, do STF, suspendeu a decisão por entender que havia falhas de procedimento no processo, permitindo que Costa retomasse o cargo.

Truco. O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, João Cobalchini (MDB), porém, tornou a cassar o vereador, desta vez por condenação numa ação criminal por calúnia. Agora, a advogada Karina Kufa deve entrar com um mandado de segurança no TJ-SC para anular o ato de Cobalchini por não ter sido assinado por toda a Mesa Diretora.

Novidade. O município de Boa Vista, em Roraima, pode se tornar a capital nacional da paçoca de carne com farinha. Proposto pelo deputado federal Stélio Dener (Republicanos-RR), o projeto defende que a cidade seja reconhecida pelo símbolo que a receita representa à culinária local. A CCJ já aprovou a matéria

Famosa. Lei municipal de 2022 declarou a paçoca de carne Patrimônio Cultural e Imaterial de Boa Vista. Em junho, o livro dos recordes registrou a maior paçoca do mundo na cidade.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: