Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cláudio Humberto

Cláudio Humberto

Colunista

Cláudio Humberto

Lula não recebe deputados federais desde abril

Coluna foi publicada nesta segunda-feira (26)

Cláudio Humberto, com colaboração de Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos | 26/08/2024, 12:23 h | Atualizado em 26/08/2024, 12:23

Imagem ilustrativa da imagem Lula não recebe deputados federais desde abril
Lula não recebe um deputado federal há quatro meses, de acordo com os registros da Presidência da República |  Foto: RAFAEL VIEIRA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Completaram-se quatro meses desde a última vez que Lula (PT) recebeu um deputado federal em audiência privada, segundo confirmam os registros da Presidência da República.

Essa atitude pode explicar a dificuldade de relacionamento do presidente com parlamentares, que era o seu forte nos primeiros governos. Os aliados se dividem: parte acha que o presidente já não tem a mesma disposição, mas outros atribuem a agenda raquítica de audiências à primeira-dama Janja, que as restringe.

Leoa de chácara

Janja tem sido criticada por antigos assessores petistas. Contam que ela escolhe quem Lula recebe e até fixa o tempo, máximo de cinco minutos.

Fim do papo

Desde abril não houve reuniões privadas com qualquer deputado. A última não conta: recebeu Gleisi Hoffmann (PR), presidente do PT.

Isolamento

O isolamento de Lula é tão acentuado que, entre janeiro e agosto, constam apenas três reuniões com deputados federais. Todos petistas.

Sem paciência

Os encontros de Lula com deputados foram apenas coletivos e rápidos, sem o “pé-de-orelha” que sempre foi sua especialidade.

Presidente já deu volta e meia ao mundo em 2024

Somente em viagens internacionais, o presidente Lula (PT) já percorreu distância equivalente a mais de uma volta e meia ao mundo apenas este ano: 65,6 mil km. Após a viagem a Santiago (Chile), onde ele e sua equipe foram submetidos a longas e sonoras vaias de manifestantes, o petista adicionou outros 5,2 mil km à sua “milhagem”. O Guinness World Records considera uma volta ao mundo como um mínimo de 40.075 km.

Falta óbvia

Lula não pisa na Argentina desde a vitória de Javier Milei. Sob o governo do amigo acusado de bater na mulher Alberto Fernández, foi duas vezes.

Tour alternativo

Outros países vizinhos ao Brasil são os principais destinos do presidente petista em 2024: Colômbia, Paraguai, Bolívia e Chile.

Tem muito mais

A conta da quilometragem das viagens de Lula não leva em conta a viagem da primeira-dama Janja a Paris para as Olimpíadas, por exemplo.

Destempero gera...

Para Evair de Mello (PP-ES), o “comportamento destemperado de alguns membros do STF” fez o Congresso abordar temas como a revisão de decisões, que não seriam necessários se a Corte se ativesse “ao seu papel constitucional”, disse o deputado.

Panos vermelhos

O Itamaraty e o aspone Amorim tentam dividir com Colômbia e México a vergonha de Lula (PT) diante do deboche do ditador Nicolás Maduro. Os dois países agora tentam escapar do mico para o qual foram arrastados.

Og manda bem

O trabalho rigoroso do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tem sido histórico, na investigação de venda de sentenças em tribunais. Esse trabalho de assepsia moral homenageia a Justiça.

Faz tempo

Há muito tempo decisões monocráticas do STF vêm atropelando as prerrogativas do poder Legislativo. Não há mais independência e harmonia entre os poderes, protestou Gilvan da Federal (PL-ES).

Hidrogênio verde no DF

O presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian, assinou acordo com o governador Ibaneis Rocha para instalação do primeiro posto de abastecimento de hidrogênio verde. Serão investidos R$ 30 milhões

Racha na direita

Carlos Bolsonaro garantiu que vai acionar a Justiça contra Pablo Marçal por “crimes contra honra, injúria e difamação”. Marçal respondeu no “X” pedindo o pix do vereador para ajudar com o “tratamento psiquiátrico”.

Tarde demais

A PEC que dá ao Congresso poder de revisar decisões do STF é reação tardia, diz José Nelto (PP-GO), estava parada há 9 meses. “Já deveria ter sido votada” lembra ele, “não precisaria chegar aonde chegamos”.

Mais que extraordinário

O senador Izalci LucaTs (PL-DF) lembra: já existe artigo na Constituição que submete decisões do STF à regulamentação (pelo Legislativo). “Não revisão de decisões judiciais, mas questões extraordinárias”, disse.

Pensando bem…

…a indústria do açúcar será voto decisivo em São Paulo.


"Parte daqueles que resistem ao fortalecimento das instituições” - Presidente da CCJ, Carol de Toni, sobre a acusação que a PEC da revisão do STF visa “apequenar outros poderes”


Poder sem pudor

Curto e grosso

Eleito governador de Alagoas, Silvestre Péricles de Góis Monteiro recebeu um amigo oferecido antes da posse: “Governador, estou numa situação complicada. Comentam na cidade que eu farei parte do seu secretariado. Todo mundo pergunta se é verdade e eu fico sem saber o que dizer”.

Silvestre encerrou a conversa mole: “Faz o seguinte: quando o incomodarem com isso, diga que nunca passou pela minha cabeça a ideia de convidar você para coisa alguma”.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: