Instagram anuncia conta para adolescentes com mais restrições
Menores de idade serão incluídos de forma automática nessa modalidade
Escute essa reportagem
O Instagram anunciou nesta terça-feira (17) uma opção de perfil com proteções automáticas e maior supervisão parental para usuários jovens. A chamada Conta de Adolescente deve chegar ao Brasil e ao restante da América Latina em janeiro de 2025, segundo a Meta.
Menores de idade serão incluídos de forma automática nessa modalidade, e pessoas com menos de 16 anos precisarão de permissão dos pais para flexibilizar as configurações.
A Meta exigirá comprovação de idade e afirma que está desenvolvendo tecnologias capazes de detectar usuários jovens mesmo quando a data de nascimento informada for a de um adulto. A idade mínima para utilizar as redes sociais da empresa é 13 anos.
As contas dessa modalidade serão privadas por padrão, e as mensagens estarão restritas apenas a seguidores e conexões existentes. Marcações e menções só poderão ser feitas por seguidores.
Adolescentes terão menos chances de encontrar conteúdo potencialmente prejudicial ou inadequado, segundo a Meta. A plataforma implementará configurações mais restritivas para conteúdo sensível, como peças que mostrem pessoas brigando ou que promovam procedimentos estéticos nas abas Explorar ou Reels.
A Meta também afirma que ativará versão mais restritiva da ferramenta de palavras ocultas, "filtro anti-bullying" da rede social, para que palavras e frases ofensivas sejam barradas dos comentários e solicitações de DMs (mensagens privadas diretas).
A Conta de Adolescente terá lembretes após 60 minutos de uso diário e um modo noturno, ativo entre 22h e 7h, que silencia notificações e envia mensagens automáticas nas DMs.
O comunicado da Meta diz que adolescentes terão acesso a um novo recurso, "feito especialmente para eles", que permite selecionar os tópicos que mais desejam ver na aba Explorar e em suas recomendações.
Questionada pela reportagem, a empresa não explicou se o recurso para regular o algoritmo também estaria disponível para contas de adultos. O rival TikTok anunciou função semelhante a usuários dos EUA no início do mês.
A Meta também não especificou como seria a regulação de restrição para jovens cujos pais não têm contas em redes sociais ou não desejam participar do controle das contas dos filhos.
A Meta também apresentou novos recursos na já existente supervisão parental do Instagram. Pais terão acesso à visualização dos contatos dos últimos sete dias e à definição de limites diários de uso, poderão bloquear o acesso em horários específicos e verão quais tópicos os filhos acompanham na rede.
EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália receberão a atualização com a Conta de Adolescente nos próximos 60 dias. O prazo para a União Europeia é até o final do ano. A Meta afirmou que planeja estender a modalidade para o Threads, Facebook e Messenger a partir de 2025.
Comentários