X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Ciência e Tecnologia

FOTO | Nasa "colore" um dia em Marte e cria cartão-postal

A imagem, que retrata uma região chamada Marker Band Valley, foi feita a partir de duas capturas em preto e branco de câmeras de navegação


Ouvir

Escute essa reportagem

A Nasa, agência espacial americana, divulgou um "cartão-postal" inédito feito pelo robô Curiosity em Marte.

A imagem, que retrata uma região chamada Marker Band Valley, foi feita a partir de duas capturas em preto e branco das câmeras de navegação do rover.

A cor foi adicionada posteriormente, retratando dois momentos distintos de um dia no planeta vermelho. Veja a foto:

Imagem ilustrativa da imagem FOTO | Nasa "colore" um dia em Marte e cria cartão-postal
Na colorização da imagem, o azul foi adicionado às partes do cartão-postal capturadas pela manhã e o amarelo à tarde |  Foto: NASA/JPL- Caltech

Cientistas criam 1º embrião humano sintético do mundo. Entenda

O cartão-postal é uma interpretação artística da paisagem de Marte, segundo a agência. As capturas que propiciaram a elaboração dessa imagem foram feitas em 8 de abril, às 9h20 e às 15h40, no horário local de Marte.

As fotos fornecem iluminações dramaticamente diferentes e, quando combinadas, destacam detalhes únicos do planeta vermelho.

"Qualquer um que já esteve em um parque nacional sabe que a cena parece diferente de manhã, na comparação com o período tarde", disse o engenheiro do Curiosity Doug Ellison, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa no sul da Califórnia, que planejou e processou as imagens.

"Capturar duas horas do dia fornece sombras escuras porque a iluminação vem da esquerda e da direita, como você pode ter em um palco - mas, em vez das luzes do palco, estamos contando com o Sol", acrescentou.

Cientistas criam ovos geneticamente modificados que não provocam alergia

A captura foi realizada depois de o robô concluir uma grande atualização de software em abril. O robô Curiosity deu uma última olhada no Marker Band Valley, antes de deixá-lo para trás.

Somando-se à profundidade das sombras, está o fato de que era inverno - um período de menor poeira no ar - quando as imagens foram tiradas.

"As sombras de Marte ficam mais nítidas e profundas quando há pouca poeira e mais suaves quando há muita poeira", disse Ellison.

O QUE É RETRATADO

"A imagem resultante é impressionante. O Curiosity está no sopé do Monte Sharp, que fica a 3 milhas (5 quilômetros) de altura dentro da Cratera Gale, que o rover tem explorado desde o pouso em 2012?, disse a agência especial americana, em publicação no site oficial.

Conforme a Nasa, para além dos rastros do robô, está o Marker Band Valley, uma área sinuosa dentro da qual o rover descobriu sinais inesperados de um lago antigo.

Mais abaixo (no centro e logo à direita), estão duas colinas - Bolívar e Deepdale - entre as quais o Curiosity passou enquanto explorava o Paraitepuy Pass, situado dentro da Cratera Gale.

Na colorização da imagem, o azul foi adicionado às partes do cartão-postal capturadas pela manhã e o amarelo, às partes retratadas de tarde.

UMA BUSCA INSÓLITA

O Curiosity foi construído pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, administrado pela Caltech em Pasadena, na Califórnia, que também monitora outro rover em ação no planeta, o Perseverance.

Mas foi um pequeno helicóptero de exploração, o Ingenuity, que chamou a atenção recentemente.

O engenheiro da Nasa Travis Brown descreveu em um post de blog a incrível resiliência do Ingenuity, que continua a surpreender a Nasa dois anos depois do prazo previsto pelos cientistas para que a pequena nave quebrasse.

Em 2 de abril, o Ingenuity subiu 52 pés (o equivalente a 15,8 metros) no céu marciano - altura recorde para o drone - para tirar uma foto suborbital da paisagem de Marte. Após o pouso, ele desapareceu.

Quando os cientistas tentaram enviar instruções para um voo subsequente, o sinal de rádio do helicóptero havia sumido.

Leia mais notícias no Tribuna Online

Os cientistas finalmente localizaram o Ingenuity após seis dias de buscas, enquanto o companheiro do helicóptero em Marte, o rover Perseverance, chegava ao topo de um cume e se aproximava de onde o helicóptero havia pousado.

O helicóptero está voando novamente, disse o líder da equipe Ingenuity, Teddy Tzanetos, ao The Washington Post, e sua longevidade inspirou a equipe a incluir helicópteros modelados a partir dele em uma futura missão a Marte.

A aeronave tem cerca de 19 polegadas de altura (o equivalente a 48 centímetros) e é pouco mais do que uma caixa de aparelhagem com quatro pernas finas em uma extremidade, duas pás de rotor e um painel solar na outra. (Com Agências Internacionais)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: