X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Você sabe para que servem os suplementos? Conheça os tipos que fazem bem à saúde

Suplementação é prescrita por médicos e nutricionistas para melhorar desempenho físico e mental e aliviar sintomas da menopausa


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Você sabe para que servem os suplementos? Conheça os tipos que fazem bem à saúde
A maquiadora e maratonista Beatriz Moyses Vieira, de 37 anos, usa whey protein na sua dieta diária |  Foto: Fábio Nunes/ AT

Os brasileiros estão consumindo cada vez mais produtos para aumentar a energia e o desempenho físico no dia a dia. A suplementação auxilia, por exemplo, a maquiadora e maratonista Beatriz Moyses Vieira, de 37 anos, que usa whey protein, creatina, bicarbonato de sódio e gel de carboidratos indicados pela nutricionista.

“Sinto mais força e melhora no ganho e manutenção de massa magra, aumento de energia nos treinos longos e melhora no desempenho”, contou.

A nutricionista e terapeuta integrativa Karla Talhate explica que o suplemento, como o nome já diz, deve ser usado quando a alimentação por si só não consegue suprir todas as necessidades nutricionais do paciente.

Ela exemplifica: “Quando a pessoa tem pouco tempo para se alimentar e não consegue consumir a quantidade necessária de proteína, eu indico o whey protein que é rápido de fazer e de consumir entre as principais refeições. Outro suplemento que prescrevo bastante é a creatina que aumenta a força, protege a massa magra e possui inúmeros outros benefícios”.

A endocrinologista Lusanere Cruz fala da importância do whey protein isolado, que possui maior concentração de proteínas, dando maior resultado na dieta do paciente.

A médica nutróloga Mariana Comério destaca que a suplementação é importante também para pessoas no geral, não só para quem faz atividade física.

“A gente suplementa quando o paciente não consegue consumir a quantidade necessária para a saúde e quando tem objetivo de ganho de massa muscular”, explicou.

Imagem ilustrativa da imagem Você sabe para que servem os suplementos? Conheça os tipos que fazem bem à saúde
Breno D'Isep, de 40 anos, é corredor de rua. Ele conta que usa suplemento há 15 anos, pelo menos, e como benefícios percebe o aumento de força muscular e a facilidade na alimentação. “Tomo whey protein para ajudar a bater minha proteína diária. Se eu estiver com fome prefiro comer o alimento, mas quando estou sem fome, tomo o whey”. Além disso, ele toma creatina diariamente. |  Foto: Acervo pessoal

A médica acrescentou que o suplemento que pode ser indicado para praticamente todas as idades é o whey protein. “Pode ser usado em paciente hospitalar, no idoso, em adolescentes e outros”.

Já o ginecologista Paulo Batistuta destaca a importância do uso de suplementos para a mulher no climatério. Ele explica que após os 50 anos, é possível melhorar não só o desempenho sexual, como também a cognição e acabar com o cansaço, próprio desta etapa da vida. “Os exames de sangue vão orientar o médico na prescrição dos suplementos ideais a cada paciente”, explicou. Ele disse que o Ômega 3 e BCAA auxiliam muito as mulheres na menopausa.

6 suplementos que fazem bem à saúde

Whey protein

É a proteína retirada diretamente do soro do leite, feita para repor proteínas que possuam alto valor biológico para o corpo.

Ajuda a repor as fibras musculares e na manutenção do tecido muscular, aumentando o ganho de massa.

O consumo pode ser uma ótima alternativa para quem ingere pouca proteína.

No Whey Protein Isolado é usado o processo de troca iônica, que permite que a proteína alcance seu estado mais puro.

O suplemento resultante desse processo garante cerca de 90% a 95% de proteínas, sendo a versão do Whey que tem maior valor proteico.

Cafeína

Para os exercícios, a cafeína melhora a resistência, aumenta o desempenho físico e contribui para o estado de alerta e na concentração.

Pode ajudar no emagrecimento, proporcionando uma ação termogênica, aumentando o metabolismo. Não pode ser consumida por lactantes, gestantes e crianças.

Creatina

É um composto encontrado em carnes vermelhas que, quando consumido em suplementação, ajuda na geração de energia corporal e ganho de massa magra.

Isso acontece porque grande parte desse elemento fica armazenado nos músculos, aumentando o seu volume e ajudando na geração de energia dentro deles.

Dessa forma, ao utilizar o suplemento, observa-se uma melhora no desempenho durante os treinos, como mais força e resistência.

BCAA

Possui grande concentração de aminoácidos (derivados das proteínas) importantes para o corpo, como leucina, valina e isoleucina.

Eles atuam na melhora da saúde dos seus músculos e também no seu desenvolvimento.

Além de aumentar a força, o BCAA ajuda a prevenir o catabolismo muscular, algo fundamental para quem deseja ganhar massa muscular e não perdê-la.

Albumina em pó

Ao contrário do whey, que é desenvolvido a partir da proteína do leite, a albumina em pó é desenvolvida com a proteína da clara do ovo desidratada e pasteurizada.

Essa é a opção para quem é intolerante à lactose, justamente por não conter leite na composição da albumina.

Porém, a albumina é menos eficiente no ganho de massa muscular do que o Whey.

Beta-alanina

A principal função da beta-alanina é o aumento da carnosina muscular e trata-se de um suplemento com evidência científica.

É indicada para melhorar o desempenho de atletas ou praticantes de atividade física, sendo até mesmo recomendado por diversas organizações, como o Comitê Olímpico Internacional.

Fonte: Endocrinologista Lusanere Cruz.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: