X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Vizinhos resgatam hábitos para manter boa convivência

Atitudes constroem relações mais próximas e até amizades entre eles, que estão tendo mais comunicação e paciência nos conflitos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Vizinhos resgatam hábitos para manter boa convivência
As vizinhas Wanderleia Bastos, Elisa Cunha, Vanja Simmer e Samila Zamprogno se reúnem em datas especiais |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

As mudanças de hábitos em condomínios, edifícios e ruas, provocadas principalmente pela pandemia, deixaram uma marca: os conflitos entre vizinhos cresceram. O resgate de hábitos sociais para estimular a boa convivência, contudo, está em alta e constrói relações mais próximas e até amizades entre eles.

A convivência nos condomínios sempre foi permeada por conflitos, mas, após a pandemia, há um crescimento na ocorrência de discussões entre vizinhos, segundo o presidente do Sindicato Patronal de Condomínios e Empresas de Administração de Condomínios do Espírito Santo (Sipces), Gedaias Freire.

Leia mais sobre Cidades

O especialista aponta alguns hábitos entre vizinhos que estão sendo cada vez mais adotados para fortalecer o bem-estar.

“Percebo que há maior paciência diante de fontes de conflitos e, além disso, uma ampliação da comunicação proativa nas áreas comuns, nas redes sociais dos condomínios e nas assembleias”.

Um condomínio da Serra, por exemplo, realiza ações de interação social em uma feira semanal, com food trucks, cervejarias e atrações para a diversão de crianças como forma de integrar os vizinhos.

Práticas cotidianas para a boa convivência, como cumprimentar a todos e ser solidário com os idosos, além da realização de aniversário de alguns vizinhos, por exemplo, estão entre os hábitos destacados pelo síndico profissional Leonardo Nascimento. “As pessoas têm percebido a cada dia que a felicidade não tem preço. Viver diante de muitas regras pode criar um ambiente hostil, em que um morador vira juiz do outro com a vivência cotidiana”.

No ano passado, um projeto do condomínio Varandas de Camburi, em Jardim da Penha, Vitória, começou a aproximar os vizinhos. Comemorações de festas típicas e datas especiais, por exemplo, foram algumas das ações.

A consultora imobiliária Wanderleia Bastos, 51, junto às vizinhas Elisa Cunha, 43, Vanja Simmer, 48, e Samila Zamprogno, 31, apontam os benefícios dessa união.

“É importante criar relações com os vizinhos porque, durante anos morando no mesmo ambiente, muitas pessoas não se conheciam. Entender algumas dificuldades e limitações em que vizinho possa vir a ter ajuda do parceiro de porta e ter maior paciência são importantes”, conta Wanderleia.

Imagem ilustrativa da imagem Vizinhos resgatam hábitos para manter boa convivência
Feira reúne vizinhos na Serra |  Foto: © Divulgação/Pixel Video

Feira semanal

Respeito às diferenças

Imagem ilustrativa da imagem Vizinhos resgatam hábitos para manter boa convivência
|  Foto: © Divulgação/Pixel Video

Todas as quartas-feiras, o cinegrafista Joka Crespo, 51, e o empresário Fabrício Rossi Cassaro, 54, se juntam a outros vizinhos para curtir a feira semanal do condomínio Boulevard Lagoa, na Serra.

Para Fabrício, conhecer as pessoas que dividem o mesmo espaço no condomínio é importante. “Aprender a respeitar diferentes estilos e personalidades faz com que o condomínio esteja cada vez mais integrativo e respeitoso a todos os tipos de perfis de moradores”.


Dicas para viver em grupo

1- Conheça e respeite as regras do condomínio
Há diversas regras que ordenam a convivência em condomínios. Elas constam no Código Civil e regulamento interno. Para a boa convivência, é indispensável conhecê-las e cumpri-las.

2- Evite fofoca
Fofocas podem ter um efeito devastador para a boa convivência com os vizinhos. A prática pode reduzir, por exemplo, o clima de colaboração e de engajamento entre a vizinhança. Antes de repassar uma fofoca, se pergunte sobre qual é o objetivo de repassar a informação.

3- Dialogue com os vizinhos
Cumprimente, dialogue e cultive a amizade e o respeito com seu vizinho. Ao fazer isso, é possível que se construa uma empatia mútua entre os envolvidos e, assim, a boa convivência se torna mais natural. Caso haja algum problema com o vizinho, fale abertamente e de forma educada sobre a questão e envolva o condomínio somente em última instância.

4- Participe das ações
Quando possível, participe das reuniões e celebrações feitas pelos vizinhos. Pode ser a oportunidade para conhecê-los melhor, conviver com diferentes pontos de vista e construir empatia.

5- Seja gentil
Ofereça ajuda, tenha compreensão com o próximo, cumprimente a todos, valorize iniciativas e crie um espaço de diálogo livre e respeitoso. Gentileza é a regra básica para cultivar a boa convivência com os vizinhos.

6- Respeite as áreas comuns
Caso utilize uma área comum a todos os moradores, limpe-a e conheça as regras de uso. Se for uma piscina, por exemplo, atente para os limites de privacidade dos outros.

7- Cuidado com o animal de estimação
A presença de animais nos condomínios é permitida, mas vale ressaltar que, em áreas comuns, não se deve deixar o animal solto da coleira. É imprescindível que o tutor sempre esteja ao lado do animal nas áreas comuns.

8- Descarte de lixo
Nunca descarte o lixo fora das áreas especificamente determinadas para a coleta. Contribua, também, para a coleta seletiva dos materiais descartados.

Imagem ilustrativa da imagem Vizinhos resgatam hábitos para manter boa convivência
Coleta seletiva de lixo |  Foto: Freepik

9- Vaga de garagem

Não utilize a vaga de garagem do vizinho. Um carro mal estacionado pode ocupar o espaço de outra pessoa e, até mesmo, atrapalhar a circulação de outros carros.

Imagem ilustrativa da imagem Vizinhos resgatam hábitos para manter boa convivência
Vagas de garagem: regra de não utilizar área do vizinho deve ser seguida |  Foto: Arquivo/AT

10- Pratique a tolerância

Entenda que a diversidade é uma riqueza e nem todos terão os mesmos pontos de vista. Respeite as diferenças.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: