Visita inédita de cãozinho em hospital do ES leva alegria a pacientes
Ato deu início a "Semana de humanização do SUS"
Escute essa reportagem
Um "cãopanheiro" que leva alegria por onde passa! Esse é o cachorro Fofinho, de 11 anos, que visitou a UTI B do Hospital Estadual de Urgência e Emergência "São Lucas", em Vitória, e levou a sensação de esperança.
A visita deu início a "Semana de humanização do SUS", que aconteceu de 22 a 26 de abril. Fofinho emocionou os pacientes e funcionários e matou a saudade de sua tutora Jacy Premoli.
A senhora de 91 anos está internada há mais de uma semana e deu entrada na unidade após fraturar o fêmur. Ela, que resgatou o cãozinho ainda filhote em uma feira, aproveitou a visita de seu "filho" e agradeceu muito a toda equipe.
Jauberleia Batista, psicóloga que acompanha os pacientes na UTI, reforçou a importância da iniciativa. Segundo a profissional, a “cãoterapia” tem se mostrado uma forma válida de melhorar a interação entre os pacientes e a equipe, tornando a internação mais leve. Ela ressalta ainda que as visitas só devem acontecer após rigorosa triagem e com acompanhamento do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), como foi feito com o Fofinho.
“Além de muita emoção, esse encontro promoveu uma melhora nítida na condição da paciente, que se mostrou mais motivada e teve até uma melhora de apetite, ficou mais comunicativa e muito grata. A equipe também ganhou muito, já que todos se emocionaram ao ver a alegria do cãozinho e da paciente durante o reencontro. Estamos ansiosos para que momentos como o de hoje se repitam”, concluiu a psicóloga.
*Estagiária, com supervisão de Leone Oliveira
Comentários