X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

VÍDEO | Chuva forte causa alagamentos na Grande Vitória

Espírito Santo recebeu um alerta de perigo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para alagamentos


Ouvir

Escute essa reportagem

Os municípios da Grande Vitória foram atingidos por um temporal na tarde desta segunda-feira (23). A chuva forte de alguns minutos, acompanhada de raios e trovões, foi suficiente para provocar pontos de alagamento em diversas e ruas e avenidas. 

O Espírito Santo recebeu um alerta de perigo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na manhã desta segunda, indicando o risco de chuvas de até 100 milímetros (cada milímetro equivale a um litro de água em um metro quadrado). 

A Defesa Civil do Espírito Santo disparou, pela primeira vez, o novo sistema de alerta por celular para os moradores do Estado, avisando sobre o risco de alagamentos, inundações e escorregamento de encostas nas cidades capixabas. 

Nas redes sociais, os moradores compartilharam vídeos dos pontos de alagamento. Em Vila Velha, a orla da praia de Itapuã, ficou alagada e alguns motoristas utilizaram o calçadão para fugir da água na avenida Gil Veloso. 

Em Vitória, as avenidas Cezar Hilal e Vitória também foram tomadas pela água após a forte chuva que caiu capital. 


Em Cariacica, um dos pontos de alagamento registrados foi na rua Cláudio Coutinho, em Flexal II, em frente à Unidade de Saúde do bairro.  


PREFEITURAS 

A Prefeitura de Vitória informou que todas as estações de bombeamento da capital estão funcionando. "Por conta do grande volume de chuva em um curto intervalo de tempo nesta segunda-feira (23)- média de 62,5 mm em uma hora -, foram registrados alguns pontos de alagamento, mas, por conta da maré baixa, o escoamento das águas deve acontecer de maneira mais rápida", informa.

Segundo a prefeitura, as equipes estão nas ruas e, em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 3382-6167/6168 ou 98125-0986. Não há desabrigados ou desalojados na capital.

A Prefeitura de Cariacica informou que até às 16 horas, desta segunda, a Defesa Civil municipal não recebeu acionamentos.

"O município registrou 32,8 milímetros de chuvas. Informa, ainda, que foi possível observar por meio da Central de Videomonitoramento alguns pontos superficiais de alagamentos ao longo da Avenida Mário Gurgel e nos bairros de Campo Grande, Santa Cecília e Jardim América", destacou.

A Defesa Civil orienta para que em caso de emergência acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

A Prefeitura da Serra informou que não houve acionamento da Defesa Civil até às 15h39. 

A Prefeitura de Vila Velha informou que o volume de chuva registrado na cidade nas últimas 24 horas foi de 39,7 milímetros. Houve retenção momentânea da água em Cobilândia, Cristóvão Colombo, Itapuã, São Torquato, Glória e Paul. 

"A água está escoando rapidamente devido ao trabalho de limpeza preventiva realizado nas últimas semanas. Equipes de monitoramento estão nas ruas", disse a prefeitura.

Segundo a prefeitura, as equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha recolheram mais de 88 toneladas de lixo dos canais de 1 a 21 de dezembro.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: