Viana inicia maior obra de drenagem da história para acabar com alagamentos
Agenda desta quarta (24) reúne início da maior macrodrenagem do município, entrega de CMEI em Marcílio de Noronha II e oficialização do 17º Batalhão
A macrodrenagem mais ampla da história de Viana começa nesta quarta-feira (24), com investimento de R$ 40 milhões para acabar com alagamentos na BR-101, na entrada de Marcílio de Noronha. Na mesma agenda, a Prefeitura entrega o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Simião Cândido Pereira e oficializa a implantação do 17º Batalhão da Polícia Militar.
Obra na BR-101 usa método “tunnel liner” para evitar impacto no tráfego
Para não interromper o fluxo de um dos principais corredores logísticos do Espírito Santo, a obra adotará o método não destrutivo “tunnel liner”, com escavação subterrânea guiada e instalação progressiva de anéis metálicos.
O projeto prevê dois túneis paralelos, com 2,20 metros de diâmetro cada e cerca de um quilômetro de extensão, conectando a Avenida Espírito Santo ao Rio Formate, na divisa com Cariacica. A previsão de execução é de 20 meses.
Os alagamentos pioraram após intervenções viárias que deixaram a drenagem subdimensionada, criando efeito de “caixa d’água” nas vias marginais. Com a nova estrutura, o sistema ganhará capacidade para escoar volumes mais severos, reduzindo transtornos a moradores, comerciantes e motoristas.
Novo CMEI amplia vagas na Grande Marcílio
Em Marcílio de Noronha II, o CMEI Simião Cândido Pereira, com área total de 838 m², poderá atender até 300 crianças em dois turnos. O investimento foi de R$ 3.781.593,76.
A unidade tem oito salas de aula, recepção com controle de acesso, cozinha com refeitório, banheiros (com adaptação para pessoas com deficiência), além de sala dos professores, direção e playground.
As aulas começam em 19 de julho. Inicialmente, receberá alunos transferidos do CMEI Calypio Siqueira Rocha e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Washington Martins Filho, com solicitações já analisadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Novas vagas serão avaliadas caso a caso, com prioridade para moradores da Grande Marcílio (bairros Marcílio, Industrial e Primavera).
17º Batalhão da Polícia Militar é oficializado
Também será oficializada a implantação do 17º Batalhão da Polícia Militar, acompanhada de melhorias estruturais no espaço. Foram aplicados mais de R$ 1,1 milhão em pintura e adequação de fachada, recapeamento, substituição de meios-fios, regularização de calçadas, sinalização viária, comunicação visual e pavimentação com blocos intertravados em áreas de convivência.
As intervenções ampliam as condições de trabalho dos policiais e o atendimento à população, fortalecendo a segurança pública no município.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários