Verão: plano para evitar falta de energia em 70 cidades do ES
Ação prevê obras e manutenções preventivas, como a substituição e instalação de redes mais robustas e resilientes
Escute essa reportagem
A estação mais quente do ano está chegando e a fim de evitar a falta de energia nesse período, que costuma vir acompanhada de temporais, a EDP, responsável pela distribuição de energia elétrica em 70 município do Estado, divulgou nesta terça-feira (05) em um evento no Palácio Anchieta, na capital, o Plano de Verão.
A ação prevê obras e manutenções preventivas, como a substituição e instalação de redes mais robustas e resilientes, a implantação de novas tecnologias e sistemas automatizados, assim como melhorias e modernização de equipamentos.
Um exemplo de tecnologia trabalhada é a implantação de novas lógicas de SelfHealing (Transferência Automática de Cargas), que permite o uso de manobras automatizadas no sistema de distribuição de energia elétrica.
Além disso, neste verão a EDP estará com reforço de novas equipes técnicas para mobilização em campo e no Centro de Operação Integrado (COI), equipes multidisciplinares e a migração de equipes de outras regionais.
“O Plano Verão coloca mais pessoas prontas para uma eventualidade. Esperamos que elas não precisem atuar, mas é normal que no verão haja fenômenos meteorológicos, mais necessidades, e por isso aumentaremos em até 40% nossas equipes que ficam em prontidão”, explicou Marques da Cruz, CEO da EDP na América do Sul.
O governador Renato Casagrande afirmou que ter uma empresa capaz de se planejar para os eventos climáticos é fundamental.
“Enquanto a gente não conseguir o equilíbrio do planeta vamos continuar tendo eventos climáticos extremos e a empresa precisa fazer todo um procedimento de ter linhas mais resilientes e de responder mais rapidamente”.
Ao longo do ano a EDP também faz um trabalho preventivo com a poda de galhos de árvores que ficam próximos às redes, afinal, em momentos de eventos climáticos severos, o sistema elétrico é fortemente impactado por agentes externos, principalmente a vegetação.
Entre janeiro e setembro deste ano, foram realizadas mais de 75 mil podas.
Comentários