Veja quem pode concorrer a carteira de motorista de graça
Programa CNH Social já está com inscrições abertas para quem quer tirar carteira de motorista ou acrescentar categoria
Escute essa reportagem
O programa CNH Social acaba de lançar mais 7 mil oportunidades gratuitas para que a população possa conquistar ou trocar a categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Na primeira oferta serão disponibilizadas 3.500 vagas. As inscrições já estão abertas e seguem até dia 20. As outras 3.500 serão oferecidas no segundo semestre, mas a data ainda não foi definida.
As vagas são para primeira habilitação nas categorias A ou B, adição das categorias A ou B e mudança para as categorias D ou E. As inscrições devem ser feitas pelo site www.detran.es.gov.br. O resultado será divulgado no dia 6 de maio.
O governador Renato Casagrande ressalta que o programa oferece cada vez mais oportunidades a quem mais precisa
“É uma habilitação? Sim, mas também pode ser um emprego. É um programa que alcança muita gente. Desde de 2011 já foram ofertadas cerca de 80 mil vagas”.
Givaldo Vieira da Silva, diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), lembra os critérios de inscrição.
“Para participar da seleção é necessário que o interessado esteja cadastrado no CadÚnico e tenha renda familiar mensal de até dois salários mínimos, basicamente”.
Além da carteira, o Detran-ES oferece ainda cursos profissionalizantes para beneficiários do programa CNH Social. Nesta oferta é necessário ainda ter 21 anos ou mais, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses e não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir ou cassação da CNH.
“São cinco cursos obrigatórios para complementar e determinar as atividades como motorista profissional, como transporte de emergência, transporte escolar, transporte de passageiros, transporte de cargas perigosas e transporte de cargas indivisíveis”.
A novidade deste ano fica por conta da reserva de 8% das vagas para egressos do sistema prisional, ou seja, 270 vagas serão destinadas a ex-detentos. Em caso de vacância, as vagas serão destinadas à ampla concorrência.
De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, as vagas destinadas aos egressos do sistema prisional promovem a reinserção social.
“É uma iniciativa que gera cidadania e abre portas para o mercado de trabalho. O momento da saída da prisão é de vulnerabilidade e quando estimulamos recomeços, como a oportunidade de obter uma carteira de motorista, promovemos também a transformação de vidas”.
Renda extra
Sirlandes Amaral da Silva, de 44 anos, é eletricista e foi selecionado na última oferta do programa. Ele optou por tirar a carteira B, que foi entregue na cerimônia de ontem.
“Sou eletricista e optei pela carteira de carro para poder facilitar no trabalho. Com mais essa opção, poderei pegar mais serviços e conseguir uma renda extra. Além disso, vou conseguir levar a família toda para passear, sem precisar depender de ônibus”, afirmou.
Mais oportunidades
Teffer Pinheiro Pereira, de 30 anos, acabou de conquistar a categoria D da CNH. Antes, ele possuía a carteira na categoria B e atualmente é motorista de ambulância, mas com a nova conquista, novas portas podem se abrir.
“Novas portas já se abriram para mim. Estava esperando apenas pela entrega da carteira. Isso representa um passo a mais para mim, uma renda extra”, ressaltou Teffer Pereira.
Fique por dentro
Inscrições vão até o próximo dia 20
- CNH Social
São 7 mil vagas gratuitas em 2024, sendo 3.500 para a primeira oferta e o restante para a segunda oferta.
As inscrições para a primeira oferta já estão abertas e seguem até o dia 20.
Podem participar pessoas cadastradas no CadÚnico e que tenham renda familiar de até dois salários mínimos.
- Oportunidade
As oportunidades são para conquistar a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro) para quem ainda não é habilitado (40% das vagas).
Para a adição de categoria A (moto) ou B (carro) para quem já é habilitado em outra categoria (20% das vagas).
Ou para mudança para categoria D ou E (40% das vagas).
- Inscrição
Para se inscrever, o interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br, entrar no banner ou no botão do programa CNH Social na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas.
Serão considerados os cadastros ativos no Cadastro Único para programas sociais do governo federal lançados na Base Nacional do Cadastro até o dia 9 de fevereiro de 2024.
- Inscrições para ex-detentos
Para se inscrever, os egressos do sistema prisional deverão ser devidamente registrados junto à Secretaria da Justiça (Sejus), por meio do Escritório Social.
Ao todo, são 270 vagas destinadas a este público.
Em caso de vacância das vagas reservadas, estas serão revertidas para a ampla concorrência.
- Critérios de seleção
A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios:
Menor renda per capita.
Maior número de componentes no grupo familiar.
Ensino Fundamental completo.
Beneficiário do bolsa família.
Data e hora de inscrição.
- Resultados
A relação final dos selecionados para a matrícula no programa será divulgada no site do Detran-ES a partir das 12h do dia 6 de maio.
- Capacitação
Além da habilitação, os beneficiários do programa que tiverem interesse também poderão passar pela etapa de capacitação, que oferece cursos especializados para condutores profissionais.
São oferecidos os cursos de transporte de produtos perigosos, transporte escolar, transporte de passageiros, transporte de carga indivisível e transporte de veículos de emergência.
Fonte: Governo do Estado.
Comentários