X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Veja como se inscrever para tirar carteira de motorista de graça no ES

As inscrições foram abertas ao meio-dia desta terça-feira (18)


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Veja como se inscrever para tirar carteira de motorista de graça no ES
CNH Social: veja como se inscrever |  Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) abriu, nesta terça-feira (18), as inscrições para a segunda fase do programa CNH Social 2023. No total, foram abertas 3.500 vagas para tirar a carteira de habilitação de graça. 

As inscrições foram abertas ao meio-dia e devem ser feitas exclusivamente no site do Detran|ES (https://detran.es.gov.br) até às 23h59, do dia 28 de julho. 

Leia mais notícias de Cidades aqui

Para se inscrever, o interessado deverá acessar o site do Detran|ES, entrar no banner ou no botão do programa CNH Social na página principal e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.

O candidato deverá selecionar, também, a categoria desejada, entre as seguintes opções:

  • Primeira Habilitação categoria A (moto)
  • Primeira Habilitação B (carro) para quem ainda não é habilitado.

Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta).

Vale destacar que, após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.

As vagas são distribuídas da seguinte forma: 40% para a primeira habilitação (A ou B); 20% para a Adição de Categoria A ou B; e 40% para a Mudança de Categoria D ou E.

O objetivo é dar um foco na capacitação profissional, visando oportunizar aos condutores a inserção no mercado de trabalho e o aumento da empregabilidade.

A relação final dos selecionados para a matrícula on-line no programa será divulgada no site do Detran|ES a partir das 12h do dia 07 de agosto.

Os candidatos que não forem selecionados nesta lista terão ainda uma nova oportunidade de serem contemplados na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 11 de setembro, a partir de 12h, no site do Detran|ES.

A lista de suplentes tem o objetivo de oferecer as vagas não preenchidas após desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de Habilitação.

Requisitos para participar do CNH Social

- Ter mais de 18 anos;

- Saber ler e escrever;

- Possuir CPF e Carteira de Identidade ou equivalente;

- Comprovar domicílio ou residência no Estado do Espírito Santo;

- Não estar judicialmente impedido de possuir a CNH;

- Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com dados atualizados até 16 de junho de 2023;

– Possuir renda familiar de até 02 (dois) salários mínimos;

– Não possuir deficiência que impeça a obtenção da CNH.

Seleção

A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, de acordo com os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no CadÚnico, considerando os critérios de menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.

O Detran|ES reforçar que o candidato precisa ter ciência de que ele é o responsável por acompanhar todos os prazos e publicações referentes ao programa CNH Social. Caso seja selecionado e não faça a matrícula, o candidato ficará impedido de participar de novas seleções por três anos.

Caso o selecionado inicie o processo a partir da confirmação da matrícula, mas perca algum prazo posterior ou desista do processo, ficará impedido de participar de novos processos seletivos ou cursos de especialização por cinco anos.

Leia mais 

Esperança para paciente que não consegue andar

Polícia flagra 169 motos e carros clonados nas BRs que cortam o ES

Estudo descobre nova geração de superbactérias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: