Veja como prevenir as doenças que mais levam homens à internação
Entre as principais enfermidades estão às relacionadas aos aparelhos digestivo e circulatório. Médicos falam sobre prevenção
Escute essa reportagem
Presente no calendário mundial, o Novembro Azul começa hoje, com um mês dedicado não apenas à conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, mas também sobre a saúde do homem como um todo.
Diante do tema, médicos destacam a importância de prevenir doenças que mais levam homens a internações e à morte.
Diante do tema, médicos destacam a importância de prevenir doenças que mais levam homens a internações e à morte.
De janeiro a agosto deste ano, o Sistema de Informações Hospitalares do SUS registrou 11.134 internações envolvendo lesões por causas externas (acidentes e violência); 5.273 internações por doenças do aparelho digestivo, e 3.475 por doenças do aparelho circulatório.
Além disso, foram 1.367 mortes por causas externas; 646 mortes por doenças do aparelho circulatório, e 443 por neoplasia (câncer).
A referência técnica da Saúde do Homem da Secretaria de Estado da Saúde, Lucimar Venturin Hamsi, disse que homens são mais resistentes em buscar atendimento médico. “Muitas vezes, só procuram quando a doença está instalada”.
Ela reforçou que uma estratégia hoje adotada é o Pré-Natal do Parceiro, oferecido por municípios.
“Quando a mulher grávida faz o pré-Natal, o pai também passa por uma consulta em que são feitos exames como de sífilis, HIV, hepatites virais, além da atualização da caderneta de vacinação e verificação da glicose e pressão arterial”.
Mustafa salientou a necessidade de prevenção do câncer colorretal, que é 2º mais frequente no Brasil e que, se descoberto precocemente, tem grandes chances de cura.
“A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza o rastreamento do câncer de cólon e reto a partir dos 50 anos. Porém, devido ao aumento da incidência em pacientes mais jovens, alguns países já recomendam aos 45 anos”.
Mustafa destacou que a realização do exame de forma precoce é uma decisão que leva em consideração o histórico familiar do paciente, maus hábitos e comorbidades, como obesidade, diabetes e histórico de pólipos intestinais.
A cardiologista Tatiane Emerich destaca que, para a prevenção das doenças do aparelho circulatório em homens, é indicado iniciar o check-up a partir dos 35 anos.
“No caso de fatores de risco, como história familiar de doença cardiovascular precoce, tabagismo, obesidade e diabetes, o ideal é iniciar entre 20 e 30 anos”.
448 casos de câncer de próstata
O câncer de próstata – o segundo mais frequente em homens, depois do câncer de pele – já teve este ano 448 novos casos diagnosticados este ano, segundo dados do Painel de Oncologia.
Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para cada ano do triênio 2023-2025 é de 1.740 novos casos de câncer de próstata no Espírito Santo.
Em relação a mortes, foram registrados este ano 227 óbitos. Os dados, ainda preliminares, são do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).
O Ministério da Saúde hoje não recomenda que se realize o rastreamento do câncer de próstata, ou seja, não é indicado que homens sem sinais ou sintomas façam exames.
O urologista assistente do Hospital das Clínicas (Hucam/ Ufes), Walas Silvério da Rocha, destacou a preocupação com o aumento de casos. “Estima-se que dois a cada sete homens terá câncer próstata. “A cada 8 minutos um novo caso é diagnosticado”.
Ele reforçou que a prevenção total primária não é possível, mas é feita uma prevenção secundária com avaliação urológica periódica e também com hábitos de vida saudável.
“São dois tipos de exames principais: toque retal e PSA (exame sangue) e dependendo do resultado destes pode ser necessário mais exames, como ressonância magnética e biópsia da próstata”.
A oncologista clínica Juliana Alvarenga Rocha também falou sobre os desafios diante da resistência de muitos homens. “Infelizmente, a gente ainda esbarra no preconceito com relação ao toque retal. Esse é um exame como outro qualquer, rápido e indolor, mas um exame importante para o diagnóstico de câncer de próstata”.
Juliana reforçou ainda que homens a partir dos 45 anos têm a indicação de fazer o primeiro toque retal e iniciar a dosagem do PSA.
SAIBA MAIS
Internações de homens de janeiro a agosto
Lesões por causas externas (violência e acidentes): 11.134
Internações por doenças do aparelho digestivo: 5.273
Internações por doenças do aparelho circulatório: 3.475
Em 2023
Durante todo o ano, as três causas mencionadas também foram as principais de internações, com 16.424 por causas externas; 7.681 por doenças do aparelho digestivo, e 5.066 do aparelho circulatório.
Os dados são referentes às internações de homens de 20 a 59 anos.
Mortes
Causas externas: 1.367
Doenças do aparelho circulatório: 646
Neoplasias (câncer): 443
Em 2023, durante todo o ano, 607 morreram por câncer.
Fonte: Sesa.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários