X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Trilha para homenagear São Roque em tradição centenária

Fiéis vão percorrer quase 1 km a pé até capela de 121 anos que fica em Quarto Território, Alfredo Chaves, para missa


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Trilha para homenagear São Roque em tradição centenária
Devotos de São Roque sobem até igreja centenária uma vez por ano, quando o local é aberto para homenagens |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Alfredo Chaves

Milhares de fiéis devem percorrer quase um quilômetro de trilha íngreme para participar de uma missa em homenagem a São Roque, que acontece na capela localizada em Quarto Território, interior de Alfredo Chaves, na região serrana do Estado. 

A igreja é aberta uma vez por ano para essa celebração, que neste ano acontece hoje. Segundo a Prefeitura de Alfredo Chaves, a capela foi erguida por um agricultor, há 121 anos.  

Para chegar até ela, desde a sede de Alfredo Chaves são 14 quilômetros de estrada de chão, e ainda é preciso deixar o automóvel e seguir a pé um trecho íngreme que corresponde a 30 minutos de caminhada.

A missa está marcada para as 13 horas e faz parte das comemorações da tradicional Festa de São Roque de Quarto Território. Católicos de diversas regiões do Estado promovem romarias.

Os moradores da comunidade param os trabalhos na lavoura para prestar homenagens  ao santo. Muitos caminham alguns quilômetros a pé para agradecer as graças alcançadas.

Além da celebração, serão promovidos sorteios e leilões de produtos da região.  No ano passado, segundo a prefeitura, cerca de duas mil pessoas participaram do evento religioso. 

Os romeiros se encontrarão às 11h30 em um ponto estratégico, conhecido como “o pé do morro”, para subir a pé a montanha onde a capela está erguida.

Promessa

Ainda de acordo com a prefeitura, uma promessa originou a tradição. Em 1899, o italiano Amadeu Partelli, já instalado em Alfredo Chaves, resolveu ir para o Rio Grande do Sul a fim de encontrar melhores terras. 

Ao chegar ao novo destino, ele e sua esposa foram roubados e ficaram sem dinheiro e nenhum pertence. 

Como ele era muito religioso, fez uma promessa a São Roque para que, se conseguisse voltar para a cidade de  Alfredo Chaves, precisamente para a comunidade de Quarto Território, onde se instalou, iria construir uma capela em devoção ao santo. 

Como a graça foi alcançada, segundo é contado na cidade, ele cumpriu a promessa, e no dia 16 de agosto de 1902 inaugurou a igrejinha, construída de pau a pique, onde hoje a comunidade celebra missa uma vez por ano.

Imagem ilustrativa da imagem Trilha para homenagear São Roque em tradição centenária
Capela foi erguida por agricultor |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Alfredo Chaves

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: