Tem multa para quem para o carro no espaço de motos?
Apesar da sinalização fazer parte do Código de Trânsito Brasileiro, o motorista não será multado caso pare em cima da nova área
Escute essa reportagem
Novas sinalizações horizontais têm pego condutores de surpresa em ruas e avenidas da Grande Vitória.
As chamadas “áreas de espera para motos” são demarcações que ficam à frente das faixas de retenção dos demais veículos nos semáforos e foram incluídas no Código de Trânsito Brasileiro em 2021.
O objetivo é garantir que as motos tenham mais fluidez no trânsito. Vitória, Vila Velha e Serra já contam com a sinalização.
Jederson Lobato, gerente de Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), explica que, apesar da sinalização fazer parte do Código de Trânsito Brasileiro, o motorista de carro, caminhão ou semelhantes não será multado caso pare em cima desta área durante o sinal vermelho.
“Nesses casos, esses automóveis farão uma parada por obrigação, respeitando o sinal vermelho do semáforo. Então, nessa mobilização temporária, caso ele pare dentro dessa faixa, que é exclusiva para motocicletas, não haverá penalizações, pois não há infração de trânsito caso o automóvel ou o caminhão, entre outros, acabe adentrando nessa área”.
A instalação da sinalização é de responsabilidade das prefeituras e cada uma decidirá de que forma será implantada. Jederson explica que ela existe para organizar melhor a saída do semáforo, quando este emite sinal verde.
“Esses veículos (motocicletas) tendem a arrancar e se locomover de uma maneira mais ágil. Além disso, a criação desse espaço faz com que motociclistas circulem menos nos corredores entre os veículos, reduzindo o risco de colisão lateral, de queda e de confusão no trânsito, por exemplo”.
De acordo com o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, na capital as demarcações começaram a ser implantadas há cerca de 20 dias.
“Já são 27 sinalizações deste tipo na avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha), nos dois sentidos. A intenção é que elas sejam expandidas para as principais avenidas da cidade nos próximos três meses. Ainda estamos estudando como será essa expansão”, conta.
Além da capital, na Grande Vitória, Vila Velha e Serra também contam com áreas de espera para motos.
Saiba mais
Espera para motos
Este espaço consiste em uma área delimitada por duas linhas de retenção junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos.
Ela é destinada exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores.
Vitória
A Avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha) possui 27 áreas sinalizadas, espalhadas pelos 17 cruzamentos com semáforos (ainda faltam 6 áreas, por conta das obras da Cesan) para que todos os semáforos da avenida tenham a sinalização.
São 14 esperas de moto na Reta da Penha sentido Vila Velha e 13 esperas no sentido Serra.
O plano é ampliar a sinalização para as principais avenidas da cidade nos próximos três meses.
Vila Velha
Possui duas faixas de retenção de motos em duas vias: av. Santa Leopoldina, em Coqueiral de Itaparica, e av. Jerônimo Monteiro, no Centro.
O plano é ampliar a sinalização em outras vias de grande fluxo de veículos à medida que forem revitalizadas.
Serra
Há faixa de retenção para motocicletas na rua Nelcy Lopes e nas avenidas Norte-Sul, Eldes Scherrer e Lourival Nunes.
A Prefeitura reforça que há o objetivo de ampliar esse tipo de sinalização nas avenidas de grande fluxo.
Comentários