Samu registra mais de 4 mil trotes do mesmo telefone
Desde 2019, o serviço recebeu mais de 430 mil ligações falsas, cerca de 15% dos atendimentos. O Ciodes também é alvo desses contatos
Escute essa reportagem
Há quem considere um trote como uma brincadeira inofensiva. Mas a prática de realizar ligações falsas para serviços de emergência pode colocar vidas em risco ao desviar a atenção e os esforços das equipes de socorro para situações fictícias.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) recebeu, desde 2019, 2.859.916 ligações, sendo, desse total, 439.902 trotes (15%). O telefone que mais fez trotes, neste período, ligou 4.386 vezes.
Os dados foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que explicou ainda que, na maioria dos casos de trote recebidos pelo Samu 192, as equipes não chegam a receber a informação de localização, porque a chamada já é identificada como trote logo no início, pelo Telefonista Auxiliar de Regulação Médica (TARM).
Hoje, o Samu atende todos os 78 municípios capixabas.
Além do Samu, o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) também é alvo de trote telefônico. Segundo o tenente-coronel Rogério Barboza, gerente do Ciodes, em 2023 foram atendidos 2.734.000 contatos, dos quais, 144.376 (5%) foram trotes.
“É uma situação bastante desgastante, porque toma tempo do atendente do centro de atendimento de emergência. Nas situações, que é a grande maioria, em que é possível identificar o trote, o treinamento permite encerrar a ligação. O problema é quando a história contada do outro lado da linha acaba induzindo que o serviço desloque recurso operacional para atender uma ocorrência inexistente”, explica o gerente do Ciodes.
Punição
Engana-se quem pensa que não há punição para os trotes. “A previsão legal para trote está no artigo 340 do Código Penal: “provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado. A pena prevista é detenção, de um a seis meses, ou multa”. No caso de um menor ter cometido o trote, os pais podem ser responsabilizados”, alerta do tenente-coronel.
A maioria dos casos de acordo com o gerente do Ciodes, é identificada. Há menos de um mês, segundo Rogério, um caso chamou a atenção do Ciodes.
“Recebemos a ligação de um indivíduo de Vila Velha que, além de ligar sistematicamente para o Ciodes, mostrava conhecer a rotina interna da Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública), citava nome de alguns atendentes e isso causou um certo temor. Neste caso específico, passamos o telefone para o serviço de inteligência da Sesp”.
Multa e até prisão para infrator
Números
Trotes Samu - Desde 2019, foram 439.902 trotes, o que representa 15% do total de chamadas.
Trotes Ciodes - Em 2023,foram 144.376. Neste ano, até o momento, o Ciodes sofreu 6.800 trotes.
Quando chamar o Samu
Problemas cardiorrespiratórios (parada cardíaca, parada respiratória, mal súbito);
Intoxicação exógena e envenenamento (overdose por medicamentos, por drogas ilícitas; ingestão de líquidos tóxicos);
Queimaduras graves;
Falta de ar (pessoa não consegue falar uma frase completa; ou lábios e dedos roxos);
Tentativas de suicídio em que houve dano à vida;
Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
Afogamentos;
Choque elétrico com vítimas;
Suspeita de infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo são os sintomas mais comuns);
Soterramento com vítimas, desabamento com vítimas;
Crises convulsivas repetidas; engasgos;
Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.
Punições
A previsão legal para trote está no artigo 340 do Código Penal: provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado. A pena prevista é detenção, de um a seis meses, ou multa.
No caso de um menor ter cometido o trote, os pais podem ser responsabilizados.
Fonte: Sesa e Ciodes.
Comentários