Obras de duplicação causam novo desvio na BR-101 no ES. Entenda
Previsão para a conclusão dos trabalhos é até o mês de setembro
Escute essa reportagem
As obras de duplicação na BR-101 entre os municípios de Guarapari e Anchieta, no Sul do Espírito Santo, entraram em uma nova fase a partir desta terça-feira (13). De acordo com a Eco101, concessionária responsável pela via, os trabalhos irão causar um desvio entre os quilômetros 350,7 e 353,3 — no sentido norte e sul.
Os veículos serão desviados para uma nova faixa de rolamento, que irá operar como uma pista simples, enquanto equipes realizam os serviços na via existente. “As equipes vão atuar na instalação de sistemas de drenagem profunda na pista existente. Por isso, vamos precisar direcionar o fluxo de ambos os sentidos para a futura pista projetada sul”, explica Luis Ricardo Guimarães, coordenador de Obras de Eco101.
O trecho vai contar com sinalização horizontal, vertical e dispositivos de segurança para colaborar com a segurança dos trabalhadores e motoristas que passam pelo local. A orientação da concessionária é que os condutores reduzam a velocidade e respeitem as sinalizações.
A previsão para a conclusão dos trabalhos da nova etapa é até setembro. Após esse período, ainda segundo a Eco101, o tráfego vai retornar à pista existente para permitir a finalização das etapas de pavimentação e sinalização definitiva da nova pista para que o trecho seja liberado totalmente — com a pista duplicada, com duas faixas para cada sentido da via.
Obra
A duplicação entre Guarapari e Anchieta envolve um trecho com 22 quilômetros de extensão. Do total, 15 já foram liberados ao tráfego e sete estão com serviços em andamento. Além da obra de duplicação das pistas, foram entregues dois viadutos que dão acesso à Alfredo Chaves e estão sendo construídos outros dois viadutos e quatro pontes — incluindo a recuperação e alargamento das existentes.
Entenda o andamento da obra na BR-101 no ES
Entre o quilômetro 335 ao quilômetro 357,7: liberados ao tráfego, com pistas duplicadas separadas por canteiro central ou barreira de proteção. Também foram entregues dois viadutos que dão acesso a Alfredo Chaves, e as novas pontes sobre o Rio Conceição e Jabuti.
Nos outros sete quilômetros restantes: fase de construção dos viadutos na região de Jabaquara e nas novas pontes sobre o Rio Benevente e Rio Grande.
Previsão de conclusão: até o final de 2024.
Comentários