X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Morre José Carlos Amaral, ex-vereador por sete mandatos em Cachoeiro

Politico enfrentava uma insuficiência renal crônica há anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Morre José Carlos Amaral, ex-vereador por sete mandatos em Cachoeiro
José Carlos Amaral tinha 73 anos |  Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Cachoeiro

Morreu, no início da madrugada desta terça-feira (7), em Cachoeiro de Itapemirim, Sul do Estado, o ex-vereador José Carlos Amaral, aos 73 anos.

Com sete mandatos na Câmara do município, há anos ele enfrentava uma insuficiência renal crônica, que se agravou nos últimos dias, o levando a ser internado na UTI da Santa Casa de Cachoeiro, onde veio a óbito.

O velório do ex-parlamentar começou às 7h desta terça-feira (07), no Cemitério Parque, no bairro IBC, o sepultamento teve início às 14h, com a presença de familiares e amigos.

A morte de José Carlos Amaral causou grande comoção no meio político do Espírito Santo.

“Uma figura histórica e emblemática de Cachoeiro de Itapemirim. Convivi por muito tempo com o Amaral, como vereador, sem mandato, mas sempre uma figura característica e muito sincera, muito franca. A franqueza era a principal característica do Amaral”, lembrou o governador Renato Casagrande.

De Barcelona, onde participa de um seminário sobre cidades inteligentes, o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, também lamentou o falecimento e destacou o legado do ex-vereador.

“Recebi a triste notícia do falecimento do ex-vereador José Carlos Amaral. Amaral combateu o bom combate e fez história em Cachoeiro. Por todos seus serviços na vida pública vamos decretar luto por três dias na cidade. Deus conforte sua família e amigos, sabendo que o futuro sempre se lembrará deste político combativo e apaixonado por Cachoeiro”.

O presidente da Câmara Municipal de Cachoeiro, Brás Zagotto decretou luto oficial de três dias em homenagem à memória de José Carlos.

José Carlos Amaral entrou na vida pública em 1982, quando disputou sua primeira eleição para vereador. Na época ele ficou como suplente, mas assumiu a cadeira no decorrer do mandato. Em 1988, se elegeu pela primeira vez e conquistou a seguir seis reeleições consecutivas. Foram mais de 30 anos no Legislativo, de uma atuação muitas vezes combativa, mas leal, até mesmo com os adversários.

Amaral cumpriu o último de seus sete mandatos na legislatura 2013-2016, e recebeu em 2013, por indicação do então vereador Wilson Dillem, o Título de Vereador do Século.

A tribuna do plenário da Câmara de Cachoeiro ganhou o nome de José Carlos Amaral, por indicação do vereador Brás Zagotto, em 2017, quando Amaral se afastou das disputas eleitorais. “Foi na tribuna da Câmara que Amaral brilhou durante todos esses anos, e ela não poderia ter outro nome”, enalteceu Brás.

Em 2018, Amaral esteve na Câmara para participar da inauguração da tribuna.

Já em 2021, José Carlos Amaral recebeu o título de Cachoeirense Presente nº 1 de 2021, sugerido pelo vereador Brás Zagotto e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: