Escalada no Frade e a Freira deve ser evitada após incêndio, alerta Iema
Fogo pode ter comprometido os grampos instalados na rocha
Escute essa reportagem
Praticantes de escalada devem evitar o Frade e a Freira nos próximos dias. O alerta é do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que afirma que a medida de segurança é necessária após o incêndio que atingiu a Unidade Conservação nos últimos dias — que pode ter comprometido os grampos instalados na rocha.
A queimada ocorreu no último dia 13 de setembro. Desde então, segundo o instituto, equipes do Iema e do Corpo de Bombeiros Militar estão atuando no combate às chamas. "O incêndio foi controlado, mas a área segue sendo monitorada pela equipe do Iema'', explica a pasta.
“Dada a popularidade da área entre os praticantes de escalada, na semana que vem será realizada uma avaliação técnica dos grampos instalados na rocha pela Associação Capixaba de Escalada. O incêndio pode ter comprometido a estrutura desses equipamentos e é imprescindível assegurar que estejam em condições adequadas para uso, de forma a garantir a segurança de todos”, destacou a gestora do monumento, Janine Marta Scandiani.
Segundo ela, até a conclusão dessa avaliação, os escaladores devem evitar a prática de atividades na via do Frade, priorizando sempre a segurança e a prudência.
Comentários