X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Emoção da primeira vez no mar aos 88 anos

Maria da Natividade Teixeira viajou de Itaperuna, no interior do Rio de Janeiro, para conhecer Iriri, em Anchieta


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Emoção da primeira vez no mar aos 88 anos
Maria da Natividade Teixeira com a neta Monique Mourão, que conseguiu realizar o sonho de sua avó |  Foto: Roberta Bourguignon / AT

Uma experiência única e emocionante marcou a vida de Maria da Natividade Teixeira, aos 88 anos. Ela viajou a passeio pela primeira vez, passou 10 dias no balneário de Iriri, em Anchieta, e entrou no mar também pela primeira vez.

Moradora do interior do Rio de Janeiro, a idosa, que enfrenta o desafio do Alzheimer há três anos, se apaixonou pelo mar.

Leia mais sobre Cidades: Regional

“Nunca é tarde para realizar sonhos. Por causa do Alzheimer, ela tem uma fala um pouco desconexa e não expressa os sentimentos como nós. Mas ela pega o maiô com uma expressão de felicidade e isso nos mostra o quanto ela gostou. Quando ainda estávamos em Iriri, ela acordava todos os dias bem cedo e ficava admirando o mar, só esperando a hora de irmos para a praia”, conta a neta, a influencer Monique Mourão, 29.

Atualmente ela toma conta da avó e organizou a viagem junto com o marido, o técnico em informática Thayson Mourão, 36.

Dona Maria, nascida em 1935, passou a maior parte de sua vida em Natividade, interior do Rio, e atualmente mora em Itaperuna.

Maria começou como cortadora de cana e se aposentou como trabalhadora rural. Mas grande parte da vida passou sendo doméstica. Ela desenvolveu Alzheimer após ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que a deixou na UTI por longos dias, e os médicos duvidaram que ela voltaria a andar ou falar.

Foi um verdadeiro milagre, segundo a neta, e dona Maria se recuperou aos poucos, desafiando as expectativas médicas.

Monique descreve a avó como uma figura fundamental em sua vida. Criada por ela desde a infância, Monique atribui à sua avó o mérito por sua educação, mesmo sendo analfabeta. Foi Maria que priorizou os estudos da neta e lhe deu o caminho para entrar em uma universidade federal.

Ver que a avó pôde conhecer o mar também realizou um sonho dela. “É como se eu tivesse vencido na vida. Ela já sofreu muito e nunca pode viajar a passeio, só como doméstica”, observou.

Saiba mais

Sonho realizado

No final de 2023, Monique Mourão decidiu realizar um sonho não só dela, mas também da avó. Escolheu Iriri, em Anchieta, como destino para a experiência. Maria, que nunca teve condições de ir à praia, enfrentou o desafio, mesmo tendo medo de água.

Pela televisão

A neta, que foi criada por dona Maria, disse que cresceu vendo a avó admirar o mar pela televisão. Ela perguntava como cabia tanta água em um lugar só, e finalmente chegou o dia de ver pessoalmente o “rio de água salgada”.

Momentos especiais

Durante os 10 dias em Iriri, Maria se encantou com o tamanho do mar, mesmo que inicialmente tenha se assustado. Despertando cedo todas as manhãs para admirar o oceano, ela escolheu um maiô, um shortinho e um chapéu para desfrutar ao máximo da experiência.

Primeira vez no fast food

Nos dias chuvosos, a família conheceu um shopping em Vila Velha e dona Maria comeu pela primeira vez em um fast food. A visita a Piúma e à feirinha também proporcionou à idosa momentos de novidades e descobertas.

Encanto pelo Estado

Monique destaca o carinho especial pelo Espírito Santo, que conquistou o coração delas. A escolha por Iriri foi pela tranquilidade da praia. Costa Azul foi a favorita de Maria.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: