Corpus Christi terá shows e tapetes perfumados em Castelo
Um grande portal marcará o início das ornamentações, que vão voltar a ser feitas com materiais que exalam cheiro
Escute essa reportagem
Com mais de 3 mil voluntários nos preparativos, a tradicional Festa de Corpus Christi de Castelo, no Sul do Espírito Santo, vai cobrir cerca de 1,2 quilômetro de ruas com mais de 5 mil metros de tapetes.
Este ano com tema “O pão nosso de cada dia, o pão eucarístico”, um grande portal marcará o início das ornamentações, que voltaram a ser confeccionadas com materiais que exalam cheiro.
Leia mais sobre Cidades: Regional
O evento completa 61 anos em 2024, e acontecerá nesta quarta (29) e quinta-feira (30), com shows, celebrações e procissão eucarística.
Segundo a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, uma pesquisa de opinião mostrou que os visitantes e moradores mencionaram que o cheiro dos tapetes mudou ao longo dos anos.
Buscando retomar às origens, voluntários voltaram a usar cipreste (arbustos ornamentais), crista-de-galo (flores ornamentais e macias, com textura aveludada), palha de café preto e borra de pó de café que, juntos, exalam perfume agradável para muitas pessoas.
Além disso, outros produtos, como pó de pneu, pó de serra, pedras e papel vão ser utilizados na confecção dos 17 quadros e das 17 passadeiras. A confecção das ornamentações começará na noite de amanhã.
Outra novidade deste ano está na estrutura do evento: no chafariz central, na Biblioteca Pública Municipal (Castelinho) e na frente da Igreja Matriz serão montadas estruturas decorativas alusivas ao tema da festa.
Também haverá a instalação de um grande portal, marcando o início dos tapetes e o local onde começará a tradicional procissão.
A programação religiosa começou no dia 14, com a adoração apostólica ao Santíssimo Sacramento, e terminou nesta segunda (27).
“São 12 dias de adoração, porque são 12 comunidades, assim como são 12 os discípulos. A adoração contempla sete horas santas com as temáticas dos sete pedidos do Pai Nosso”, explicou a organização do evento.
A Festa de Corpus Christi de Castelo é realizada pelos frades agostinianos recoletos, do Instituto Cultural Irmã Vicenza, com o apoio da Prefeitura de Castelo.
Os visitantes também poderão aproveitar outras atrações, como a Feira do Agroturismo, Artesanato e Flores, a Praça de Alimentação das Entidades e a tradicional Feira de Ambulantes, na avenida Nossa Senhora da Penha.
61ª Festa de Corpus Christi
Onde: Centro de Castelo.
Quando: quarta (29) e quinta-feira (30).
Entrada: franca.
Programação
Quarta-feira (29)
Início da confecção dos tapetes.
Quinta-feira (30)
7 horas: Celebração eucarística com a Pastoral Familiar.
9 horas: Celebração eucarística com as crianças da catequese.
10h30: Celebração eucarística com a Paróquia de Santo André Aposto.
12 horas: Celebração eucarística com os jovens.
16 horas: Missa campal seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento.
Fonte: Instituto Cultural Irmã Vicenza.
Saiba mais
História
Comemorado sempre na quinta-feira, o Corpus Christi (traduzido como “Corpo de Cristo”) acontece após o domingo da Santíssima Trindade, na Igreja Católica, e representa um momento dedicado para relembrar que a eucaristia é um período de humildade e aceitação.
Original da cidade de Liège, na Bélgica, o dia se refere à presença de Deus no sacramento da eucaristia. Essa significa o momento em comunhão com o divino e simboliza a última ceia – conhecida como Santa Ceia – feita por Cristo com seus discípulos, servindo pão e vinho.
A festa começou a partir das visões de uma freira, no século XII, que indicavam que ela deveria promover um evento para os fiéis poderem adorar à eucaristia e fortalecer sua fé, reparando ofensas e pecados.
No Brasil, é comum que seja feita uma procissão durante o feriado, quando os religiosos enfeitam as ruas com flores. A tradição é uma herança portuguesa, repleta de símbolos.
Fonte: Pesquisa AT.
Comentários