Centenas de pessoas fazem rota dos primeiros imigrantes italianos no ES
Caminho do Imigrante faz parte de celebração dos 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo
Escute essa reportagem
Uma caminhada para relembrar a rota percorrida pelos primeiros imigrantes italianos que chegaram no Espírito Santo há 150 anos. Esse é o Caminho do Imigrante, que foi realizado nesta quarta-feira (1º). Centenas de pessoas caminharam por quase 30 quilômetros entre as cidades de Santa Leopoldina e Santa Teresa, na região Serrana do Estado.
A caminhada foi iniciada às 7 horas, em Santa Leopoldina. A chegada em Santa Teresa aconteceu durante a tarde. Os participantes foram recebidos com um almoço típico e apresentações culturais.
O diretor-geral do Arquivo Público, Cilmar Franceschetto, explica que o Caminho do Imigrante foi criado em 2004 pra homenagear, na época, os 130 anos da imigração italiana. Na edição deste ano, foram celebrados os 20 anos da caminhada e também os 150 anos da imigração italiana no Espírito Santo.
"Não só uma atividade física, de lazer, para as pessoas que se interessam em fazer caminha, mas ele foi criado justamente em memória aos antepassados. A partir da documentação do Arquivo Público, dos registros em obras literárias, esse caminho é reconstituído hoje no primeiro traçado da primeira trilha que foi aberta por entre a floresta da Mata Atlântica para que os imigrantes tivessem acesso desde o porto de Santa Leopoldina até o local onde eles tiveram os lotes pra cultivar em Santa Teresa", disse.
Cilmar conta que a atividade é histórica. "Ela convida as pessoas participantes, ao transitar pelos 28 quilômetros, a também reviver os passos desses imigrantes para a colonização do interior do Espírito Santo", disse ele.
O diretor-geral revela que pessoas vêm de fora do Espírito Santo para participar da Caminho do Imigrante. "Os maiores interessados em fazer o percurso sempre foram os descendentes dessas primeiras famílias que queriam reviver esse momento e relembrar seus avós e bisavós fazendo esse percurso. Daí, se reúnem diversas famílias e pessoas que vivem em outros estados, que, para relembrar a história de seus antepassados, vêm até o Espírito Santo para ir até Santa Leopoldina para fazer esse percurso".
O “Caminho do Imigrante” segue a estrada “Bernardino Monteiro”, inaugurada em 1919. A estrada obedece ao traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que fundaram Santa Teresa, em 1874, reconhecida oficialmente como a primeira cidade de colonização italiana do Brasil.
Durante o trajeto, os participantes passam por matas, montanhas e cachoeiras.
Comentários