Bosques de cerejeiras cancelam visitação no ES
Responsável por bosque explica que fatores climáticos podem ter afetado a floração das cerejeiras
Escute essa reportagem
O Espírito Santo possui dois plantios de cerejeiras, ambos na região Serrana. Tanto o Sítio Monte Rá, no interior de Alfredo Chaves, e o Bosque Kaoru Kumazawa, em Pedra Azul, Domingos Martins, publicaram nas redes sociais que as árvores não estão com flores este ano.
Segundo o Instituto Erling Lorentzen, responsável pelo Bosque, fatores climáticos podem ter afetado a floração e a maior parte das árvores está sem as flores coloridas. Assim, a visitação não vai acontecer neste ano. Em 2022 e 2023, o local também não funcionou pelo mesmo motivo.
Já o Sítio Monte Rá, no distrito de Redentor, em Alfredo Chaves, comunicou que “ao que tudo indica, não terá floração este ano”. O lugar conta com 320 árvores plantadas, que também atraem visitantes de todas as partes do Espírito Santo. Nas redes sociais, a organização, há cerca de um mês, já havia alertado que a floração não tinha iniciado e que estavam sem previsão de abertura.
“Infelizmente, tudo indica que não haverá floração neste ano, provavelmente em razão do inverno com temperaturas um pouco mais altas do que nos anos anteriores. A maioria das cerejeiras está com folhas secas e não há sinal de flores (sem brotos). Que a natureza possa nos presentear com uma bela floração no ano que vem”, informaram no Instagram.
No Brasil, as cerejeiras são espécies introduzidas pelos imigrantes asiáticos, e o auge da floração acontece durante o inverno, principalmente entre os meses de julho e início de agosto. A beleza natural dura no máximo 15 dias.
As cerejeiras são árvores decíduas de diversas espécies e cultivares do gênero Prunus e subgênero Cerasus, pertencentes à família Rosaceae. Para especialistas, as altas temperaturas e os recordes consecutivos de calor registrados no planeta podem estar afetando diretamente a florada das cerejeiras no Espírito Santo.
Comentários