X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Regional

Aposentado colhe cacho de banana gigante no Sul do ES

O fruto tem cerca de dois metros, mais de 100 quilos e 210 bananas. Ele foi cultivado no interior de Castelo


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Aposentado colhe cacho de banana gigante no Sul do ES
Domingos Camporeze mostra o cacho de banana-da-terra que colheu |  Foto: © Divulgação

Um agricultor com mais de 35 anos de experiência registrou um momento raro em sua história no campo.

O aposentado Domingos Sérgio Camporeze, de 65 anos, colheu um cacho de banana gigante, com cerca de dois metros, mais de 100 quilos e 210 bananas em sua propriedade rural em Córrego da Telha, interior de Castelo, Sul do Estado.

Domingos contou que as bananas do cacho gigante são do tipo banana-da-terra e preencheram mais de quatro caixas e meia, sendo que toda a produção de sua propriedade é enviada para o Rio de Janeiro, onde as frutas são transformadas em doce.

“Um cacho de banana normal tem em torno de 1,50 metro e o peso de 50 ou 60 quilos, em média”, contou ele. O agricultor disse ainda que não há nenhum trabalho específico para que cresçam cachos gigantes em sua propriedade, onde, segundo ele, são cultivadas também bananas do tipo nanica e cafés conilon e arábica.

Ainda de acordo com Domingos, existe apenas o planejamento sobre o plantio e colheita após 12 meses. Esposa de Domingos, a dona de casa Maria de Lourdes Spessimile Camporeze, 54 anos, contou que a colheita do cacho gigante foi seu presente de aniversário.

Filha única do casal, a enfermeira Luana Spessimille Camporeze, 30 anos, disse que seu pai ama o que faz. “Ele sempre foi muito trabalhador. Já poderia até ter parado de trabalhar na roça, mas faz questão, porque ele ama o que faz e o lugar onde ele mora”, ressaltou.

O técnico agrícola Marcos Paganini destacou que o cacho colhido na propriedade de Domingos é um caso raro. Segundo ele, a variedade tem menor porte e maior produtividade.

“Um cacho de banana-da-terra costuma atingir o peso de 18 a 30 quilos, enquanto as demais apresentam o peso médio de 13 quilos. Um cacho com mais de 100 quilos é um caso atípico que nem sempre conseguimos avaliar o motivo. Acreditamos que o solo, o clima e o manejo possam ser os responsáveis. Essa semana também foi colhido um cacho com 90 quilos em São Paulo”, observou.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: