Alunos do Ifes viralizam nas redes sociais com experimento em copo térmico
Estudantes do Ifes têm mais de 13 milhões de visualizações com experimentos que ensinam ciências de maneira simples
Escute essa reportagem
Três alunos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do campus de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, têm chamado a atenção na internet com imagens de experimentos que ensinam ciências de maneira simples.
Com mais de 13 milhões de visualizações no Instagram, os vídeos mais acessados mostram um famoso copo térmico sendo serrado ao meio, uma nota de dinheiro sendo queimada e uma aula de gravidade com um pote de água e um papelão.
O vídeo que mais viralizou foi o de partir o copo térmico ao meio para saber o que tem dentro do objeto (assista abaixo). A publicação, que foi divulgada na última sexta-feira, conta com mais de 8,3 milhões de visualizações no Instagram.
No vídeo, Gabriele Pareas, de 17 anos, aluna da 3ª série do curso técnico em Mecânica, mostra o que há dentro do copo e, para a surpresa de muitos, não há nada.
Gabriele explica que a ausência de um meio material é a chave para a eficiência térmica do copo, pois a transferência de calor ocorre por três métodos: condução, convecção e radiação.
Dentre eles, apenas a radiação pode ocorrer no vácuo, enquanto a condução e a convecção necessitam de um material. “Hora da verdade, e sabe o que tem aqui dentro? Nada. Literalmente nada. Mas calma aí, quando eu falo nada, é literalmente nada porque agora aqui está cheio de ar, mas antes existia um vácuo aqui dentro”, explicou ela.
VEJA O EXPERIMENTO
Em um outro vídeo, um aluno do campus mostra uma nota de R$ 2 sendo queimada, mas ficando intacta. Na gravação, ele explica a maneira que a água consegue proteger a nota do calor da chama.
Já em um outro, que acumula mais de 2,5 milhões de visualizações, um estudante mostra desafio relacionado à gravidade.
Com um pote de água e um pedaço de papelão, ele dá uma aula sobre pressão atmosférica de maneira simples.
O professor Hilton Caliman, que coordena o projeto Ifes Ciência, ressaltou que a iniciativa nasceu após a instituição receber apoio de um edital da Fapes. “O objetivo é mostrar que a ciência está presente em diversos aspectos da vida diária”, disse. Os vídeos são publicados no perfil @ifesciencia, que tem 13 milhões de visualizações.
Comentários