X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Queda de marquise não exige interdição do Sesc Glória em Vitória

O Centro Cultural não foi interditado, mas foi notificado pelo Crea-ES por ofício para providenciar laudo técnico


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Queda de marquise não exige interdição do Sesc Glória em Vitória
|  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Engenheiros do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) vistoriaram o Centro Cultural Sesc Glória, no centro de Vitória, ontem. A fiscalização ocorreu depois de parte da marquise do 4º andar desabar na noite de domingo, após fortes chuvas atingirem a capital.

O Centro Cultural não foi interditado, mas foi notificado pelo Crea-ES por ofício para providenciar laudo técnico de estabilidade, salubridade e habitabilidade do imóvel, além do projeto e execução do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA), conhecido como para-raios.

“Descartamos a hipótese de o prédio ter sido afetado por um raio. Entendemos que a causa do incidente foi falta de manutenção. A chuva antecipou o que estava prestes a acontecer”, disse o gerente de Fiscalização do Conselho, engenheiro civil Leonardo Leal.

Ele também ressaltou que o Centro Cultural Sesc Glória é uma estrutura antiga, e que não recebeu a manutenção adequada em seu entorno.

“Constatamos aço aparente com estado de corrosão avançado e com o cobrimento de somente 1 cm, em desacordo com a NBR (Norma Brasileira Regulamentadora) 6118. Isso provocou o desplacamento de concreto de um trecho da marquise em função da corrosão do aço e do acúmulo de água da chuva”, avaliou.

Os especialistas do Crea-ES se reuniram com a equipe de Engenharia do Sesc Glória e fizeram orientações, como melhorias no isolamento próximo ao trecho onde houve a queda da marquise, na avenida Jerônimo Monteiro.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: