Postos abertos até mais tarde para atender casos de dengue
Além disso, prefeituras da Grande Vitória estão reforçando pontos de hidratação, que funcionam todos os dias, até nos feriados
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Com a superlotação das unidades de saúde em razão da alta demanda de pacientes com sintomas de dengue, prefeituras da Grande Vitória estão adotando medidas para suprir a necessidade de atendimentos.
Novos serviços, ampliação do horário de médicos e postos abertos até mais tarde estão entre as medidas. O Estado está em situação de emergência.
A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, destaca que uma das medidas necessárias foi a implementação de reforços em duas salas de hidratação nas unidades de saúde de Conquista e Maruípe. Vitória já registrou 4.412 casos de dengue neste ano.
“Todas as unidades de saúde de Vitória possuem salas de hidratação, mas por conta da alta demanda em decorrência da dengue e para desafogar os pronto atendimentos, ampliamos a capacidade de atendimento de duas unidades. São 20 cadeiras a mais para hidratação, 10 em cada unidade”.
A Sala de Hidratação Venosa nas unidades de saúde de Conquista e Maruípe terão horário de funcionamento todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.
Magda fala ainda que, no Espírito Santo, até o momento, só existem dois sorotipos de dengue. “Os sorotipos três e quatro ainda não chegaram aqui. Caso cheguem, teremos que reavaliar e tomar novas medidas”.
Na Serra, a prefeitura abriu o ponto de hidratação da unidade regional de Valparaíso, que funciona das 7h às 19h, todos os dias, inclusive sábado, domingo e feriados. A secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra, disse que todas as unidades de saúde possuem salas de hidratação .
“Paralelamente, intensificamos as visitas nas residências, onde estão 80% dos focos, além do reforço com o carro fumacê. Vamos iniciar, na semana que vem, a campanha de vacinação nas escolas. Nas últimas três semanas, as unidades de pronto atendimento registraram 64 mil atendimentos a pessoas, tanto com sintomas respiratórios quanto sintomas de dengue”.
Fique por dentro
Serra
Foi aberto um ponto de hidratação da unidade regional de Valparaíso, que funciona das 7h às 19h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.
Todas as unidades de saúde e pronto atendimentos do município possuem ponto de hidratação.
A pediatria das unidades regionais de saúde de Feu Rosa, Jacaraípe e Valparaíso vai ser reforçada com o serviço até as 19 horas. Além disso, também foi ampliada a assistência aos pacientes sintomáticos.
Cariacica
Todos os serviços de saúde da rede estão adequados para receber pacientes com casos de dengue.
Se necessário, a cidade tem capacidade para abrir 66 pontos de hidratação nas unidades de saúde.
As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16 horas.
O Pronto Atendimento do Trevo de Alto Lage funciona 24 horas.
Já nos Prontos atendimentos de Bela Vista e Flexal, o funcionamento é de 7h às 17 horas.
Há ainda atendimento em três unidades aos sábados e domingos, das 7h às 16 horas. São elas: UBS Flexal II, Nova Rosa da Penha e Santa Fé.
Vila Velha
A prefeitura de Vila Velha foi demandada, mas não respondeu até o fechamento desta edição.
Pronto-Socorro do Meridional Cariacica
O hospital vai adotar, a partir de segunda, o protocolo baseado no manejo do Ministério da Saúde, com ampliação de escala extra de médicos nos horários de alto pico.
Para facilitar o retorno do controle dos exames laboratoriais foi criado um fluxo em que o paciente já recebe o pedido dos exames do médico do PS e quando retornar nas 48h não passa inicialmente pelo PS, já se dirige direto ao laboratório para fazer a coleta. Após 2h, retorna para consulta com o médico do ambulatório.
Caso tenha alguma alteração importante, que seja necessário passar pelo PS, ele é direcionado ao atendimento no local.
O treinamento das equipes médicas estão sendo feitos, além do acompanhando dos dados para implantar mais melhorias e dar conforto e atendimento de qualidade aos pacientes, diz o hospital.
Unimed
A equipe de profissionais que atendem via telemedicina foi ampliada e o serviço passou a funcionar 24 horas por dia.
Além disso, também houve reforço de equipes e aumento da compra de kits para a realização de exames no Pronto Atendimento.
Salas estão sendo remanejadas para a eventual necessidade de utilização por parte dos pacientes.
Samp
A operadora de saúde não respondeu à demanda até o fechamento desta edição.
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