Policial “vigia” ruas para encontrar carros roubados
Sargento Vieira atua com as câmeras do Cerco Inteligente e avisa viaturas quando verifica veículos com irregularidades
Escute essa reportagem
Recuperar veículos que foram furtados ou roubados ou ainda identificar automóveis que possuem débitos e estão em circulação na Grande Vitória é um trabalho árduo no qual Licinio Vieira Filho, o sargento Vieira, de 53 anos, do Batalhão de Trânsito em Vitória (BPTran), tem se destacado.
Ele explica que, além das ferramentas de consulta do órgão, interligadas ao mesmo sistema utilizado pela autoridade de trânsito, o BPTran faz parte do Cerco Inteligente, um programa do governo do Estado que integra com as forças de segurança pública centenas de câmeras distribuídas pelo Espírito Santo.
“Essas câmeras possuem uma tecnologia de detecção em movimento e identificação de restrições administrativas e/ou criminais. Ao detectar um veículo irregular, o sistema dispara um alarme. O veículo pode estar em qualquer lugar, daqui do Batalhão de Trânsito eu faço a conferência e confirmo a irregularidade”.
Ele explica ainda que, depois de identificar o veículo alvo, a informação é distribuída e o local mais próximo repassa o alerta às viaturas que estejam nas imediações para que a abordagem seja feita.
“É um trabalho conjunto e todo esse processo demora alguns minutos. Para se ter uma ideia, a última moto que recuperamos foi abordada apenas dois minutos após a distribuição do alerta”.
A tarefa desenvolvida é muito importante para o sargento pois, de acordo com ele, na maioria das vezes, trata-se de bens de pessoas que, de modo geral, trabalharam muito para consegui-los.
“Muitas vezes, essas pessoas ainda estão pagando por essas conquistas quando são roubadas. Para mim, é uma satisfação poder participar desse processo e ajudar as vítimas desses crimes a reaver seus veículos”.
Essa é uma atividade que Vieira desenvolve em paralelo com seu trabalho rotineiro.
“Consigo realizar meu trabalho do dia a dia e apenas conto com a tecnologia para ajudar a fazer o resto, mas é um trabalho conjunto: eu daqui e as equipes nas ruas. Neste ano, já recuperamos 10 veículos com restrição de furto/roubo/clonagem e outros seis com restrição judicial, apropriação indébita/estelionato, por exemplo”.
Saiba mais
HB20, Palio e Ka são os mais visados
Veículos que mais atraem os assaltantes
- De acordo com o sargento Licinio Vieira, do Batalhão de Trânsito em Vitória, os modelos de veículos HB20, Palio e Ka são os três mais visados.
- Os modelos Fox e Sandero também entram na lista.
- Para ele, esses modelos se enquadram, pois são de fácil revenda, inclusive das peças.
- Para motos, os modelos CG 160, Fazer e XRE 300 são os mais visados.
Veículos recuperados
- Neste ano, já foram recuperados 10 veículos com restrição de furto/roubo/clonagem e outros seis com restrição judicial, apropriação indébita/estelionato.
“Triângulo do crime”
- É composto pela oportunidade, criminoso motivado e vítima em potencial.
- Se todos os elementos desse triângulo estiverem presentes, o crime acontecerá.
Cuidados
- Evite circular em locais desertos, principalmente ao estacionar.
- Verifique os arredores antes de parar o veículo, procurando sempre locais mais movimentados.
- Evite deixar coisas de valor à vista no interior do automóvel.
- Não fique no interior do veículo parado sem necessidade.
- Utilize equipamentos de segurança que desestimulem a ação criminosa, como alarmes e travas e, se possível, contrate um seguro.
Comentários