Pedreiro vira modelo em agência dos famosos
Lucas Viana Maia, de 29 anos, viu sua vida se transformar após ser descoberto por uma agência do Estado no fim de 2023
Escute essa reportagem
“Pertencer ao mundo artístico e trabalhar com moda é o sonho de muitos jovens. Não irei mentir: sempre foi o meu sonho. A vida, contudo, nos leva a outros caminhos. Fazemos o que podemos. Comecei a trabalhar cedo e me tornei pedreiro, mas, hoje, sou modelo e estou me preparando para ir para São Paulo.
Infância
Desde a infância, eu amo música, moda e cinema. Lá em casa, somos uma família humilde, do bairro Garoto, em Vila Velha, de nove irmãos, e começamos a trabalhar cedo. Apesar disso, tive uma infância comum ao lado dos meus irmãos: subíamos nas árvores, jogávamos bola e brincávamos de pipa, por exemplo.
Quando eu tinha 12 anos, perdi o meu pai. Por conta disso, trabalhei com tudo nessa vida: oficina mecânica, estofaria, lanternagem, pintura e carpintaria.
Também fui aprendendo técnicas de obra e me tornei pedreiro aos 16 anos. Com 18 anos, eu já estava categorizado como profissional. Trabalhei principalmente com construções de base, acabamento e reforma.
O mundo da moda era distante da minha realidade, mas, agora, aos 29 anos, acho que chegou a hora de realizar o meu sonho.
Moda
Para concretizar meus objetivos e construir uma carreira como modelo, resolvi mudar tudo em minha vida. Hoje, minha rotina é outra: melhorei a alimentação, estou mais engajado nos exercícios físicos e reforcei os cuidados com a pele e o cabelo. Até mesmo, o comportamento e a visão de mundo mudaram.
Hoje, estou dando tudo de mim para que tudo dê certo na minha mudança profissional. No fim do ano passado, uma pessoa de uma agência de modelos me viu, gostou e me convidou para ir à agência.
Na adolescência, eu já tinha tentado ser modelo, mas desanimei quando vi que não estava nas mãos certas. Hoje, sou completamente grato à agência em que estou. Nela, pude ver como as coisas funcionam no mundo da moda e me reanimei novamente.
Fui a uma seletiva, consegui passar e, em novembro, já participei do meu primeiro desfile. Foi um sucesso! Minhas fotos foram enviadas para uma grande agência de São Paulo, e, agora, irei para a capital paulista. Estou ansioso para o que me espera lá.
Claro, toda a mudança na minha vida é um orgulho para minha família. Olho para todos os meus irmãos e me orgulho ao ver como conseguimos construir uma vida tranquila e buscar nossos sonhos, apesar da infância humilde. Para mim, é só o início da trajetória, mas tudo o que está acontecendo já tem me feito muito feliz.
Desafios
Descobrir o mercado da moda tem sido algo completamente novo, empolgante e desafiador. Estou lendo muito, buscando informações e, até mesmo, vou começar aulas de Inglês. Comecei também a utilizar as redes sociais de forma mais estratégica para divulgar o meu trabalho.
Eu não era muito das redes sociais. Tanto que ainda não tenho muitos seguidores, mas estou engajado com os novos projetos e quero divulgá-los. Estou gostando de postar a minha rotina, de compartilhar minhas fotos de estúdio e de, alguma forma, inspirar outras pessoas.
Futuramente, sonho em subir nas passarelas mais prestigiadas, fazer campanhas publicitárias, editoriais para revistas de moda e ser fotografado para grandes marcas. Sei que me dedico para isso e, a cada dia, estou mais preparado para novos caminhos”.
Depoimento ao repórter Jonathas Gomes.
Comentários