Patinete ou bicicleta elétrica, qual é a melhor opção?
Especialistas revelam as diferenças entre os dois veículos, que podem ser usados para lazer ou deslocamento até o trabalho
Escute essa reportagem
Um olhar atento à mobilidade urbana das capitais já atesta: as bicicletas e os patinetes elétricos se tornaram uma opção para quem quer fugir do estresse do trânsito, economizar e ter mais praticidade no dia a dia.
Na Grande Vitória, muitas lojas vendem variedades de ambos os produtos, mas, afinal, qual é a melhor opção de presente?
Após a regulamentação do uso de veículos autopropelidos, ou seja, que possuem um sistema de propulsão próprio, a circulação dos cicloelétricos foi limitada e, então, bicicletas e patinetes elétricos se tornaram os preferidos quando o assunto é modal elétrico.
O especialista e sócio da loja Celeiro Bike, Murilo Carvalho, pontua que a melhor opção de presente é aquela que se encaixa melhor na finalidade de uso.
O especialista explica que tanto as bicicletas quanto os patinetes elétricos podem ser usados em ciclovias, mas possuem diferentes perfis de usuários.
“O uso do patinete é mais recreativo, pois as rodas são menores e é mais difícil manter a estabilidade. Já as bicicletas podem ser usadas por qualquer pessoa, desde crianças a adultos, principalmente com a finalidade de substituir meios de locomoção poluentes. É uma opção para ir à escola, ao curso de inglês, ao trabalho e à academia, por exemplo”, observou.
Os patinetes elétricos podem não oferecer o conforto adequado para quem deseja se locomover por mais de 10 km, por exemplo, mas podem garantir mais diversão, explica o gerente geral da Vélo 27 Bike Shop, Sandro de Oliveira.
“Os patinetes elétricos auxiliam no deslocamento nas cidades, porém, nas viagens de 10 km ou mais, podem oferecer desconforto. Se for para usar para trabalhar ou ir à escola, talvez as bicicletas elétricas sejam melhores. Há, ainda, as bicicletas esportivas, que são indicadas para quem gosta de atividades de aventura”.
Manutenção
É importante considerar, ainda, que o presente exige revisão e manutenção. O proprietário da loja Vix Electric Scooter, Germanny Mutiz, indica a periodicidade de revisão dos veículos.
“Caso não sejam feitas revisões frequentes a cada seis meses, o cliente pode se machucar em algum acidente. Indico como presente para quem faz trajetos diários dentro da cidade”.
Confira as diferenças
Bicicletas elétricas
É um veículo de propulsão humana provido de motor auxiliar de propulsão elétrico. O motor só funciona quando o condutor pedala. De acordo com as especificações, ela não pode ter acelerador ou qualquer outro dispositivo de variação manual de potência.
A velocidade máxima de propulsão do motor auxiliar deve ser de 32 km/h. O uso em ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas deve respeitar a velocidade máxima permitida pela legislação local.
Não é preciso registro ou licenciamento em órgão de trânsito, nem habilitação. Elas devem possuir sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais.
Não há limitação de idade, nem necessidade de autorização ou carteira de habilitação. No entanto, é preciso usar equipamentos de segurança, como capacete.
Indicações
As bicicletas elétricas são indicadas para mobilidade diária dentro das cidades nos mais diversos contextos de uso, como trabalho, estudo, lazer e outras necessidades. Para uso esportivo, são indicados modelos específicos.
Nas lojas da grande Vitória, há modelos de bicicletas elétricas a partir de R$ 6 mil.
Patinetes elétricos
Os patinetes elétricos são veículos autopropelidos, ou seja, que possuem um sistema de propulsão próprio, e contam com um guidão para facilitar o manuseio do usuário. Eles devem possuir indicação de velocidade, sinalização noturna e buzina.
Não é preciso registro ou licenciamento em órgão de trânsito, nem habilitação. O uso de capacete é obrigatório. É proibido transportar mais de uma pessoa, assim como levar cargas acima de 5 kg. A velocidade máxima deve ser de 32 km/h.
Não há limitação de idade, nem necessidade de autorização ou carteira de habilitação, no entanto, é preciso usar de equipamentos de segurança, como capacete.
Indicações
Os patinetes elétricos são indicados, principalmente, para finalidades recreativas. Os veículos são, sim, utilizados para a mobilidade urbana, mas quando o uso ultrapassa 10km, por exemplo, é possível que o trajeto não seja feito com o mesmo conforto de uma bicicleta. Além disso, pessoas com dificuldade de equilíbrio podem ter problemas no uso dos veículos.
Nas lojas da grande Vitória, há modelos de patinetes elétricos a partir de R$ 3,5 mil.
Comentários