X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Padre capixaba vai participar da despedida do Papa no Vaticano

Ruan Coutinho, que está em Roma fazendo doutorado em Filosofia, destacou a importância do Papa em sua formação


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Padre capixaba vai participar da despedida do Papa no Vaticano
Padre Ruan: “Fomos surpreendidos, é um clima de despedida e gratidão” |  Foto: Acervo pessoal

Com a certeza de que o pontificado do papa Francisco deixará muitos frutos, o padre capixaba Ruan Coutinho da Cruz vai acompanhar os ritos da despedida do Santo Padre.

Desde o ano passado, padre Ruan, da Arquidiocese de Vitória, mora em Roma, na Itália, onde faz doutorado em Filosofia, na Pontifícia Universidade Gregoriana.

Ele ressaltou a importância do papa Francisco para sua formação, que ocorreu toda durante o pontificado dele.

“Sou formado na geração Francisco. Ele deixa impresso na vida da Igreja um legado de muita sabedoria e coragem, já que trouxe temas e reformas importantes, que eram necessárias. Enfrentou resistências e o tempo saberá reconhecer as contribuições que o papa Francisco deixou”.

Para o padre Ruan, em um tempo de crise de liderança em todas instâncias pelo mundo, o papa Francisco surgiu como uma luz. “Certamente não é somente uma perda eclesial, mas uma perda de referência para todos”.

Padre Ruan revelou que recebeu a notícia quando estava na Espanha, na manhã de segunda-feira (21). “Quando nós recebemos a notícia logo de manhã, fomos para a Catedral de Madri, onde o padre conduziu a oração do Angelus”.

Por onde andou, o padre ainda revelou que as pessoas comentavam sobre o assunto. “Não tinha como não sentir a morte do papa Francisco. Todos fomos surpreendidos, então é um clima de despedida e de gratidão, além da expectativa sobre o futuro da Igreja”.

Para ele, ainda não há um nome esperado para suceder Francisco. “Hoje temos um maior número de cardeais e de muitos lugares diferentes, heterogêneo. De qualquer forma, a expectativa é que quem continue à frente da Igreja Católica possa dar continuidade àquilo que foi semeado pelo papa Francisco”.

E ainda completou: “Pela força da fé, a Igreja é de Cristo, e acreditamos que ele irá nos conceder um Papa segundo o seu coração. Da mesma forma, acreditamos que Francisco foi o Papa que a Igreja precisava nesses últimos 12 anos”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: