X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Onça-pintada é vista fora de reserva após 27 anos

Animal foi registrado por câmera em sítio de Mimoso do Sul. Especialista acredita que ele busca se alimentar e reproduzir


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Onça-pintada é vista fora de reserva após 27 anos
O animal foi visto em um sítio no Sul do Espírito Santo |  Foto: Reprodução Redes Sociais

Uma onça-pintada macho foi vista em um sítio em Mimoso do Sul, região Sul do Estado. O registro do animal na natureza do Espírito Santo é raro. O último foi há 27 anos, segundo informações do Monumento Serra das Torres (Monast). 

O biólogo do Monast Rafael dos Santos esteve na propriedade rural onde o felino foi gravado por uma câmera para averiguar as imagens e comunicou aos órgãos ambientais.  Segundo ele, o último registro de onça-pintada em matas do Estado aconteceu em 1996, no Parque do Forno Grande, em Castelo, no Sul. 

“É um macho  bonito, e fiquei até com receio na divulgação das imagens, pois alguém pode tentar fazer  mal a ela”, alerta o biólogo.

A imagem do maior felino das Américas foi gravada no dia 27 de fevereiro deste ano, mas divulgadas na última terça-feira  após análise da equipe do Monast, unidade ambiental que abrange partes dos municípios de Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul. 

A câmera foi instalada pelo empresário Lucas Lopes na tentativa de flagrar onças-pardas, que já foram registradas em uma cidade vizinha. “Tem bastante pegada por aqui e eu tive a ideia para poder  filmar uma onça-parda também. Só que, para a nossa surpresa, não foi a parda, foi a pintada”, revelou.

Leia mais:

Gata foge de casa, é confundida com onça e bombeiros a soltam na mata

"Filho" de Richarlison, onça-pintada Acerola aparece no Pantanal

Coordenadora do Projeto Felinos e professora na Universidade Vila Velha (UVV), Ana Carolina Srbek de Araújo informou que onças-pintadas estão concentradas, atualmente, no Norte do Estado, no Complexo Florestal Linhares, onde vivem cerca de 20 animais.

“Nunca tínhamos registrado onça-pintada. Temos registros de onça-parda e de outros felinos menores, como jaguatirica, por exemplo”, ressaltou. 

Já o diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma), Sérgio Lucena, disse que a onça-pintada vista em Mimoso do Sul pode ser uma migrante de alguma região próxima.

“Acredito que o animal que  apareceu em Mimoso do Sul veio vagando, migrando a partir do Caparaó, de fragmento em fragmento na Mata Atlântica, até chegar à região. Ou seja, é um transeunte, passageiro em busca de alimentação, estabelecimento e reprodução”, explicou.

Leia mais:

Acidente em zoológico: polícia vai apurar ataque de onça

Vitória estuda liberar acesso de pets nos parques da cidade. Entenda

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: