X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

“O pai moderno deve ser parceiro”, afirma o palestrante e escritor Marcos Piangers

Segundo ele, maior lição que a paternidade lhe trouxe foi dar valor ao tempo dedicado à família


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “O pai moderno deve ser parceiro”, afirma o palestrante e escritor Marcos Piangers
Marcos Piangers é autor do best-seller "O Papai é Pop", que já foi adaptado para as telas de cinema |  Foto: Clóvis Rangel

Pai de Anita e Aurora, o escritor, palestrante e autor do best-seller “O Papai é Pop”, Marcos Piangers, de 44 anos, garante que a maior lição que a paternidade lhe trouxe foi dar valor ao tempo dedicado à família e de ter aprendido a construir uma relação moderna com as filhas.

“Vejo o pai como uma figura que precisa ser muito mais do que um provedor financeiro. O pai moderno deve ser parceiro, emocionalmente presente e ativo na criação e educação dos filhos”, disse ele, em conversa com o jornal A Tribuna durante a festa de aniversário de 35 anos da Unimed Sul Capixaba, em Cachoeiro de Itapemirim.

Para ele, mais que presentes, a presença é mais importante nas relações familiares.

“A maior lição é sobre presença. Mais do que presentes caros ou grandes gestos, o que as crianças valorizam é o tempo que passamos com elas. Ser presente é o maior presente que podemos dar aos nossos filhos”.

Durante seu bate-papo com a reportagem, Piangers usou o famoso estilo descontraído e autêntico que utiliza em suas palestras, onde ele compartilha histórias pessoais e reflexões sobre a vida em família, o papel da paternidade e o impacto da tecnologia nas relações humanas.

A Tribuna - Como você vê o papel do pai na sociedade moderna?

Marcos Piangers - Vejo o pai como uma figura que precisa ser muito mais do que um provedor financeiro. O pai moderno deve ser parceiro, emocionalmente presente e ativo na criação e educação dos filhos.

Qual a maior lição que a paternidade trouxe para você?

A maior lição é sobre presença. Mais do que presentes caros ou grandes gestos, o que as crianças valorizam é o tempo que passamos com elas. Ser presente é o maior presente que podemos dar aos nossos filhos.

O que motivou você a escrever “O Papai é Pop”?

O livro nasceu de uma necessidade de compartilhar experiências reais sobre paternidade. Eu queria desconstruir essa ideia de que ser pai é só prover e mostrar como pode ser uma jornada transformadora e cheia de aprendizados emocionais.

Qual foi o feedback mais marcante que você recebeu sobre “O Papai é Pop”?

Uma vez, um homem me contou que, depois de ler o livro, conseguiu se reconectar com a filha adolescente. Ele disse que estava há anos distante emocionalmente dela e que minha experiência o inspirou a tentar de novo.

Como você equilibra a sua carreira com a paternidade?

É um desafio constante. Tento ser organizado e estabelecer limites claros entre trabalho e família. Além disso, faço questão de priorizar momentos com minhas filhas, mesmo em meio à correria.

Os filhos têm uma capacidade única de enxergar o mundo com simplicidade e alegria. Eles nos ensinam a desacelerar Marcos Piangers, palestrante e escritor

O que a tecnologia tem a ensinar para os pais de hoje?

A tecnologia é uma ferramenta incrível, mas pode ser perigosa se não usarmos com sabedoria. É importante equilibrar o tempo de tela e usar a tecnologia como ponto de conexão, não de distanciamento.

Qual conselho você daria para pais que sentem dificuldade em se conectar com os filhos?

Comece com pequenas ações, como perguntar como foi o dia deles ou mostrar interesse genuíno pelas coisas que eles gostam. Às vezes, uma conversa no jantar ou um jogo juntos pode ser o ponto de partida.

O que você acha que os pais podem aprender com os filhos?

Os filhos têm uma capacidade única de enxergar o mundo com simplicidade e alegria. Eles nos ensinam a desacelerar, a ser mais criativos e a apreciar pequenas coisas.

Como surgiu a ideia de transformar “O Papai é Pop” em filme?

Foi uma ideia que surgiu naturalmente, porque muitas pessoas se identificaram com as histórias do livro. O filme é uma forma de levar essa mensagem para mais famílias, de maneira visual e emocionante.

Qual é o próximo passo na sua carreira?

Quero continuar escrevendo, falando sobre paternidade e inovação, e criando conteúdos que ajudem as pessoas a viverem de forma mais conectada, com mais empatia e propósito.

Comece com pequenas ações, como perguntar como foi o dia deles ou mostrar interesse genuíno pelas coisas que eles gostam Marcos Piangers, palestrante e escritor

PERFIL

Marcos Piangers

Nascido em Florianópolis, Santa Catarina, Marcos Piangers é escritor, palestrante e comunicador.

É autor do best-seller “O Papai é Pop”, publicado em 2015, que já vendeu mais de 500 mil exemplares e foi traduzido para diversos idiomas.

O sucesso do livro foi tão grande que deu origem a uma adaptação cinematográfica lançada em 2021, protagonizada por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira.

Suas palestras já levaram suas mensagens a grandes empresas, escolas, eventos culturais e até conferências internacionais.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: