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Cidades

Número de motos chega a 700 mil e passa frota de carros em 27 cidades

Rio Bananal, Vila Pavão e Vila Valério são exemplos de cidades nas quais o número de motos já é maior


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Imagem ilustrativa da imagem Número de motos chega a 700 mil e passa frota de carros em 27 cidades
Motociclistas dividem espaço com automóveis e ônibus nas ruas: vendas do produto disparam, e Estado ganha 43 mil novas motos em um ano |  Foto: Kadidja Fernandes / AT

No trânsito, é notável o que os dados revelam: o número de motos nas ruas dispara, chega a 700 mil e passa a frota de carros em 27 cidades no Espírito Santo.

Em maio deste ano havia o registro de 709.618 motocicletas, o que representa um aumento de 43.264 em um ano.

Leia mais sobre Cidades

Levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) mostra que os municípios onde o número de motocicletas e motonetas superam a frota de carros são todos fora da Grande Vitória.

Entre os destaques estão Rio Bananal, que tem 4.447 carros e 8.800 motos, Vila Pavão com 1.787 carros e 3.906 motos, além de Vila Valério, com 3.169 automóveis e 6.827 motos.

Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) indicam que, de janeiro a junho deste ano, foram registrados 21.069 emplacamentos de moto no Espírito Santo.

A Honda CG 160 foi a moto nova mais vendida no Brasil no 1º semestre, seguida da Honda Biz, segundo a Fenabrave.

O crescimento dos serviços por aplicativos de entrega, o aumento da renda e os valores dos carros são alguns dos exemplos que justificam o crescimento da frota sobre duas rodas.

Especialista em trânsito e membro do Movimento Capixaba para Salvar Vidas no Trânsito, André Cerqueira fala sobre um outro grave problema: os acidentes.

“Os hospitais estão abarrotados de leitos ocupados por motociclistas e estamos fabricando todos os anos, infelizmente, uma nova geração de cadeirantes, amputados e de outras pessoas com demais deficiências resultantes de lesões graves causadas pelo impacto dos sinistros por moto”.

Marlonn Dummer, especialista em Trânsito e Comportamento Seguro, disse que 46,4% das vítimas fatais no trânsito do Estado são derivadas de motocicletas.

“Quase metade dos acidentes envolve motocicletas e com o exponencial crescimento dessa modalidade, certamente ocorre um aumento no número de internações e, infelizmente, de lesões permanentes”.

Já Josimar Amaral, especialista em trânsito, saiu em defesa de um programa permanente de educação de trânsito e de intensificar as fiscalizações com o objetivo de flagrar condutores que não possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e pilotam motos.

Números

A frota: 709.618 era o número de motocicletas e motonetas no Estado em maio deste ano.

Emplacamentos: 21.069 motos foram emplacadas neste ano no Espírito Santo, de janeiro a junho.

Opiniões

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Saiba mais

Cidades onde a frota de motos é maior que a de carros:

Afonso Claudio

Água Doce do Norte

Águia Branca

Alto Rio Novo

Atilio Vivacqua

Barra de São Francisco

Boa Esperança

Ecoporanga

Governador Lindenberg

Itaguaçu

Itarana

Jaguaré

Laranja da Terra

Marilândia

Muniz Freire

Nova Venécia

Pancas

Pinheiros

Rio Bananal

Rio Novo do Sul

Santa Leopoldina

Santa Maria de Jetibá

São Domingos do Norte

São Gabriel da Palha

São Roque do Canaã

Vila Pavão

Vila Valério

Ranking das 20 cidades com maior frota de motos no Estado

Vila Velha: 57.592

Cariacica: 53.637

Serra: 52.661

Cachoeiro de Itapemirim: 38.936

Vitória: 31.873

Linhares: 31.855

Colatina: 26.578

São Mateus: 23.408

Guarapari: 23.194

Santa Maria de Jetibá: 16.735

Aracruz: 15.357

Nova Venécia: 13.816

São Gabriel da Palha: 13.506

Barra de São Francisco: 12.605

Domingos Martins: 11.334

Castelo: 10.731

Afonso Claudio: 10.445

Viana: 9.557

Baixo Guandu: 9.508

Marataízes: 9.093


Análise

“Manter o trânsito cada vez mais seguro é um desafio”

“O aumento da frota de motocicletas traz grandes desafios. Manter um trânsito cada vez mais seguro certamente é um deles, reduzindo o número de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas.

A segurança viária é o grande gargalo do País.

Infelizmente, as estatísticas estampam que inúmeras são as vítimas fatais, além das lesões corporais, pois as condutas caracterizadas pela imprudência, negligência e imperícia predominam no crescimento de acidentes.

Não podemos deixar de lembrar que o crescimento da frota também está atrelado ao número de serviços que vão desde motoboys fazendo entregas, bem como o de transporte individual de passageiros por aplicativos, que é importante para a geração de emprego e renda.

No entanto, além da regulamentação desse tipo de serviço pelos municípios, com regras claras, também é preciso uma formação mais completa dos motociclistas.

Eles precisam aprofundar seus conhecimentos nas técnicas de pilotagem defensiva, legislação de trânsito, regras de circulação e manutenção preventiva das motocicletas.

Assim, podemos construir um trânsito cada vez mais consciente e seguro”.

- Everson Vieira de Souza, presidente da Comissão Estadual de Direitos de Trânsito da OAB-ES

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