Novos pontos de testagem para evitar avanço da covid na Grande Vitória. Confira
Percentual de testes positivos aumentou nas últimas semanas. Governo comprou 100 mil testes rápidos para serem realizados
Escute essa reportagem
O Espírito Santo tem registrado um aumento de testes positivos de covid-19. O número tem aumentado desde o período entre as semanas epidemiológicas (SE) 30 a 35, referente aos dias 21 de julho a 31 de agosto, apontam dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Nas semanas 30 a 35, a positividade passou de 4,04% (SE 30) para 6,16% (SE 35). Antes, a positividade era de 2,94%. Mesmo com o aumento, a procura por testes ainda é baixa e, para conter o avanço da doença, a Sesa tem aberto novos pontos de testagem.
Em junho, foram 4.505 testes realizados, sendo 47 testes positivos, enquanto em julho foram 4.388, com 88 positivos. Em agosto o número saltou para 158 positivos, de um total de 4.108. Comparando os dois últimos meses, o aumento foi de 79,5%.
Porém, no ano passado, no mesmo período, a testagem passava de 10 mil. Em maio de 2023, foram realizados 36.874 testes (4.137 positivos); em junho, 18.702 (1.055 positivos); e em julho, 11.221 (407 positivos).
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, destaca que a testagem é uma ferramenta que funciona como fotografia do cenário atual para saber como a doença tem se comportado.
“Se olharmos em relação aos óbitos por covid, somente neste ano temos 54, sendo que o último registrado foi no dia 28 de agosto, bem recente. Ou seja, ainda temos pessoas morrendo. A testagem serve para evitar a expansão de casos”, alerta.
Recentemente, a Sesa realizou a compra de 100 mil testes rápidos e recebeu nove mil por parte do Ministério da Saúde.
Um dos pontos de testagem do Estado está no Terminal de Laranjeiras, na Serra. A dona de casa Ione Siqueira, de 70 anos, aproveitou a passagem pelo local para realizar o exame, feito pela enfermeira Débora Sousa e pela técnica de enfermagem Yamara Rosa.
Um novo ponto foi aberto no Supermercado Casagrande, em Itacibá, e na quinta, outro será aberto no Supermercado Calvi, em Campo Grande.
Evolução
A infectologista Ana Carolina D'Ettorres destaca que é fundamental a testagem, já que houve um aumento das síndromes respiratórias.
“Hoje, a covid, após a estratégia de vacinação em massa, tem uma evolução um pouco diferente do início da pandemia. É uma doença um pouco mais branda, semelhante a um resfriado, com congestão nasal, um pouco de tosse e mal-estar, e pode ter febre”, destaca.
FIQUE POR DENTRO
Locais de testagem
Estado
- São ofertados de segunda a sexta-feira, no Terminal de Laranjeiras, na Serra, e no Ifes campus de Itacibá, em Cariacica, próximo ao Terminal de Itacibá.
- Desde segunda (02) foi aberto também um ponto de testagem no Supermercado Casagrande, localizado também em Itacibá, com funcionamento das 8h às 17h.
- Na quinta-feira (05) será aberto o ponto de testagem no Supermercado Calvi, em Campo Grande, Cariacica, com funcionamento de quinta a sexta-feira, das 8h às 17h.
Vila Velha
- Os testes são ofertados para usuários com suspeita da doença, mediante agendamento pelo site www.vilavelha.es.gov.br. O usuário também pode procurar uma Unidade de Saúde e solicitar o agendamento.
- A coleta acontece de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde da Barra do Jucu, Vila Nova, Ataide, Ibes e São Torquato. Já nos Pronto-Atendimentos os testes são feitos mediante solicitação médica.
Cariacica
- A testagem da covid-19 por meio do exame PCR, é realizada nas unidades de saúde e nos Pronto Atendimentos, após atendimento médico.
Serra
- O Laboratório Central da Serra, anexo à UBS Boa Vista, realiza coleta para teste da covid-19 das 8h às 12 horas, de segunda a sexta-feira. Não há necessidade de agendamento prévio, nem tampouco de encaminhamento médico.
Vitória
- O teste é oferecido por agendamento on-line e realizado no Centro de Testagem, localizado Rua Hermes Cury Carneiro, 360 - Monte Belo. O agendamento pode ser feito pelo link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online.
Fonte: Sesa e prefeituras consultadas.
Comentários