X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Novo centro de pesquisas do mar

Casa Mar, na Praia do Canto, é um espaço dedicado à inovação científica com foco na preservação dos ecossistemas marinhos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Novo centro de pesquisas do mar
Um dos espaços da Casa Mar: local contará com laboratório audiovisual imersivo e monitores para ajudar |  Foto: Divulgação/ Jansen Lube

Imagina ter a oportunidade de andar por um manguezal sem ir a um manguezal? Um laboratório audiovisual imersivo é uma das atrações que a Casa Mar vai oferecer ao público, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Vitória.

Inaugurada ontem, a Casa Mar é o primeiro núcleo de estudos e pesquisas marinhas do Brasil. Ela está localizada na Chácara Von Schilgen, na Praia do Canto. É aberta ao público, com entrada gratuita.

“A Casa Mar é um hub voltado para o desenvolvimento de pesquisas marinhas dos ecossistemas do litoral da cidade Vitória. Então, o público, de forma gratuita, vai ter a oportunidade de conhecer tudo que está sendo desenvolvido aqui no Estado, como estudos e monitoramentos”, explica Tarcisio José Föeger, secretário municipal do Meio Ambiente.

O secretário informa que o laboratório audiovisual ainda está sendo calibrado e será inaugurado nos próximos dias.

Também explica que a Casa Mar conta com monitores, formados por uma equipe multidisciplinar, que estarão presentes para receber o público e compartilhar informações.

Um dos principais objetivos da Casa Mar é ser um espaço dedicado à produção de conhecimento e inovação científica, com foco na preservação dos ecossistemas marinhos.

“Vamos dizer que você é um pesquisador e quer conhecer o que tem sido feito em Vitória sobre a conservação dos caranguejos, por exemplo. Vai lá que vão ter todos os estudos, o que está sendo feito, acesso ao dados. É a democratização dos dados ambientais”, explica.

Já o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destaca que a Casa Mar será um espaço de referência tanto nacional quanto internacional. Além de ser uma iniciativa que ajudará os órgãos ambientais.

“A Casa Mar será um espaço de referência, com o objetivo de estreitar a relação com pesquisadores nacionais e internacionais que se dedicam aos estudos costeiros. Essa iniciativa vai fomentar o conhecimento e a informação que orientam as ações dos órgãos ambientais”, diz o prefeito.

Ele destaca ainda o compromisso de sua gestão com a agenda ambiental, ressaltando sua importância para o presente e para as futuras gerações.

“Além disso, reforçamos o direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, mostrando que é possível usar os espaços públicos de forma inteligente, criando ambientes que promovem dignidade à comunidade”.

O prefeito acrescenta que está em andamento em Vitória o Plano de Adaptação a Eventos Climáticos Extremos, que prevê a definição de ações prioritárias para reduzir os efeitos dos impactos do clima sobre a cidade.

Opinião

Imagem ilustrativa da imagem Novo centro de pesquisas do mar

Fique por dentro

Entrada no local é gratuita

Casa Mar

É um centro de pesquisas marinhas, fruto de uma parceria da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Vitória e o Instituto O Canal.

Trata-se de um espaço focado na preservação dos ecossistemas marinhos, sendo um de seus principais objetivos a produção de conhecimento e inovação científica.

Um dos destaques para o público será o laboratório audiovisual, que permitirá uma imersão nos ecossistemas de Vitória. Monitores estarão disponíveis para ajudar.

Local: Chácara Von Schilgen, Praia do Canto.

Entrada: Aberto ao público e gratuito.

Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 8 horas até as 17 horas.

Pesquisadores que desejam acessar estudos devem entrar em contato pelo Instagram @instutoocanal para saber como fazer.

Edital de 1 milhão e meio

Segundo o secretário do Meio Ambiente de Vitória, Tarcisio José Föeger, será lançado um edital de chamamento público para financiamento de pesquisas sobre o litoral.

O valor que será disponibilizado é de R$ 1 milhão e meio.

Todos podem concorrer, desde pesquisas maiores até menores. A data de lançamento não foi informada. O edital será disponibilizado no site da prefeitura.

Imagem ilustrativa da imagem Novo centro de pesquisas do mar

Futuro

Segundo o prefeito Lorenzo Pazolini, está em andamento em Vitória o Plano de Adaptação a Eventos Climáticos Extremos.

Ele informa também que a iniciativa conta com mais de R$ 2 milhões em investimentos na preparação da cidade para as novas condições climáticas já evidentes. O estudo conta com os investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: