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Cidades

Multa de R$ 293 para quem usar via exclusiva na Terceira Ponte

Apenas motoristas de ônibus, ambulâncias, viaturas e motos poderão usar faixa. Fiscalização ainda não tem data para começar


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Imagem ilustrativa da imagem Multa de R$ 293 para quem usar via exclusiva na Terceira Ponte
Trânsito na Terceira Ponte: obras devem ser inauguradas em agosto |  Foto: Leone Iglesias/AT

As obras da Terceira Ponte, previstas para serem inauguradas em agosto, vão resultar na criação de duas novas faixas que funcionarão como via exclusiva para ônibus, ambulâncias e motos. A circulação de carros neste corredor será proibida.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), motoristas que trafegam em via exclusiva para ônibus cometem infração gravíssima e as penalidades nesse caso incluem multa no valor de R$ 293,47, apreensão do veículo e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A aplicação das multas, entretanto, deve ficar para um segundo momento, ainda sem data definida. 

“Inicialmente, haverá ação educativa com orientação sobre o uso correto da via. Posteriormente, a utilização indevida da faixa exclusiva será passível de penalidade, mediante fiscalização e notificação da autoridade de trânsito”, informou a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), em nota.

A nova faixa, à direita, em ambos os sentidos, será destinada a veículos pesados, como ônibus, e veículos de serviço, como ambulâncias, e viaturas.

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Além disso, motociclistas terão preferência para trafegar na via, deixando de circular no chamado “corredor”. Por outro lado, não há proibição da circulação das motos em outras faixas, mas o uso da via exclusiva é aconselhado.

A Secretaria afirmou que a via será devidamente sinalizada, tanto com pintura horizontal como com placas de trânsito.

Imagem ilustrativa da imagem Multa de R$ 293 para quem usar via exclusiva na Terceira Ponte
Ciclovia terá 3 metros de largura |  Foto: Kadidja Fernandes/AT - 17/07/2023

Com a ampliação, a ponte que liga os municípios de Vitória e Vila Velha passará a contar com três faixas em cada sentido, diferente das duas em cada sentido que existem atualmente.

A pista da direita, com circulação exclusiva e mais próxima da ciclovia, terá 3,15 metros de largura. A pista do meio terá 2,8 metros e a pista mais próxima do centro da ponte terá 3 metros.

A expectativa da Secretaria é de que a ampliação contribua para a melhora do fluxo de veículos e redução de congestionamentos na ponte.  

Ainda segundo a pasta estadual, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%. 

Ainda está em fase de definição a instalação de radares solicitados pela Semobi ao Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES). 

O objetivo é coibir o excesso de velocidade, que será reduzida de 80 km/h para 70 km/h.

SAIBA MAIS

Pistas

> Atualmente são quatro pistas, sendo duas para o sentido Vitória a Vila Velha e duas para o sentido inverso. 

> Com a ampliação, a Terceira Ponte passará a ter, no total, seis faixas, sendo três faixas para cada sentido.

Via exclusiva

> Serão criadas duas novas pistas à direita, em ambos os sentidos.

> Quem poderá utilizar: Veículos pesados, como ônibus, e veículos de serviço, como ambulâncias, e viaturas, além de motociclistas.

Motos

> Poderão circular pela via exclusiva ou nas outras faixas. A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) aconselha que os motociclistas utilizem a pista especial.

Multas

> Inicialmente, não haverá aplicação de multas. O foco será em ações educativas com orientação sobre o uso correto da via.

> Depois, ainda sem data definida, haverá penalidades.

> Veículos que trafegam em via exclusiva para ônibus cometem infração gravíssima, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

> As penalidades incluem multa no valor de R$ 293,47.

> Além disso, apreensão do veículo e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Capacidade

> Com a ampliação, o fluxo de veículos na ponte será aumentado em torno de 40%; 

> As pistas terão uma largura redimensionada; 

> A de uso exclusivo e mais próxima da ciclovia terá 3,15 metros de largura;

> A pista do meio terá, 2,8 metros;

> Já a mais próxima do centro da ponte terá 3 metros;

Proteção lateral

> Construção de uma nova barreira de proteção lateral a 60 centímetros de distância da barreira de proteção que existia anteriormente;

> A mudança garantiu mais espaço nas pistas;

Velocidade

> Com faixas mais estreitas para carros, a velocidade máxima também terá de ser alterada, passando de 80 km/h para 70 km/h;

> Para coibir o excesso de velocidade, o governo do Estado ainda quer instalar radares em mais dois pontos em cima da ligação. Hoje, só há redutores de velocidade nas descidas;

> O pedido foi feito ao Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado (DER-ES);

Ciclovia

Os dois lados, somados, terão 6,5 km de comprimento e 3 metros de largura.

Fontes: Semobi e pesquisa A Tribuna.

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