X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Motoristas pedem vagas maiores em estacionamentos

Ideia é que os estacionamentos sejam ampliados para evitar prejuízos com arranhões e amassados em veículos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Motoristas pedem vagas maiores em estacionamentos
A analista de sistemas Daniela Cardoso precisou proteger a porta com as mãos ao sair do seu automóvel |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

Motoristas não estão satisfeitos com o tamanho das vagas de estacionamento. Os condutores alegam que as vagas estão apertadas e acabam no prejuízo após amassar a lataria no espaço apertado.

A reportagem conversou com motoristas, que reclamam que o problema surge quando as vagas são paralelas em estacionamentos de rua ou em supermercados, condomínios e shoppings.

Leia mais notícias de Cidades aqui

Para sair do veículo SUV na Enseada do Suá, a analista de sistemas Daniela Borges Cardoso, 41, ontem, precisou proteger a porta com as mãos.

“Acho que deveria ampliar um pouquinho mais. Eu ainda cuido para não bater a porta. Mas nem todo mundo faz assim. Seria interessante se ampliasse um pouquinho mais. Porque nem todo mundo vai ficar alinhado, aí fica mais difícil”, destaca.

O proprietário da oficina Jesiel Martelinho de Ouro, Jesiel de Oliveira, 33 anos, é um dos que já tiveram o carro amassado em estacionamento apertado.

“Um reparo amassado em portas custa de R$ 150 a R$ 250 por amassado. Os clientes buscam os serviços pela estética do carro. Um estacionamento com vaga maior evitaria esses transtornos aos motoristas”, afirma.

Para Jesiel, o tamanho das vagas, que atualmente é de 2 metros ou 2,20 metros de largura e 5 metros de comprimento para veículos comuns, deveria ser maior.

“Domingo fui à pizzaria com meus filhos e falei para eles descerem devagar para não bater no outro carro. Com certeza, as vagas poderiam ser maiores”.

Imagem ilustrativa da imagem Motoristas pedem vagas maiores em estacionamentos
Jesiel: gastos com reparos |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou que toda a sinalização de trânsito, inclusive vagas de estacionamento, segue as diretrizes mencionadas no Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran).

Áreas privadas regulamentadas pelo Plano Diretor

Na elaboração de projetos, as medidas mínimas exigidas são de 2 metros ou 2,20 metros de largura e 5 metros de comprimento para veículos comuns. O órgão desconhece reclamações relativas à largura das vagas implantadas no município, informa a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória.

Já em áreas privadas, a regulação da quantidade de vagas é feita em acordo com o Plano Diretor Urbano (PDU). No projeto, deve haver parâmetros e é exigida a demarcação das vagas de acordo com uso estipulado e área disponível. A fiscalização ocorre até a finalização da obra, com a entrega do Certificado de Conclusão da Obra (antigo habite-se).

MATÉRIAS RELACIONADAS:

“Colunas em shopping e condomínio”

Imagem ilustrativa da imagem Motoristas pedem vagas maiores em estacionamentos
A empresária Daiani Pastore |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

Moradora de Vila Velha, a empresária Daiani Pastore, 42 anos, afirma que no geral não tem problemas para estacionar seu veículo SUV. Mas quando a vaga é num shopping ou condomínio e tem uma pilastra próxima, as coisas ficam um pouco mais complicadas.

“Em shopping tenho mais dificuldade, então eu e minha família preferimos sair com o Peugeot, pois é mais fácil para estacionar em uma vaga. E também tem os condomínios. Às vezes, tem duas vagas, mas não comportam.”

“Vagas paralelas são mais difíceis”

Imagem ilustrativa da imagem Motoristas pedem vagas maiores em estacionamentos
O motorista de aplicativo Ginaldo Brás |  Foto: Heytor Gonçalves/AT

O motorista de aplicativo Ginaldo Brás, 26 anos, vê que a maior dificuldade é estacionar próximo a veículos maiores em vagas paralelas. Para ele, aumentar o tamanho das vagas de estacionamento seria uma solução. “Seria bom, pois esses carros maiores ocupam uma largura maior, o risco é maior”.

O motorista, que tem um Volkswagen Up, diz que uma caminhonete preta já bateu no carro dele em um shopping e saiu sem pagar o prejuízo. “Estava estacionada do meu lado e só ficou a tinta”.

ANÁLISE | Josimar Amaral, especialista em trânsito

“A legislação brasileira não contemplava veículos do modelo SUV há 20 anos. E o Brasil apenas replica o que as montadoras produzem. É preciso refletir se estaria na hora de atualizar a legislação. Porque o estacionamento não pode ser pensado somente como o espaço onde o carro fica parado, mas o espaço necessário para a pessoa sair do veículo e entrar no carro.

E aí, vamos pensar um veículo com outros dois ao lado, considerando pessoas idosas, com dificuldade de locomoção, e que não são idosas, entre outras.

O engenheiro do prédio pensou em veículos maiores? Se não há atualização dos parâmetros, parece que já passou da hora.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: