Mitos e verdades de receitas que viraram moda na internet
Especialistas consultados por A Tribuna explicam os benefícios e os perigos de dietas e misturas que prometem “milagres”
Escute essa reportagem
Dicas para emagrecer, receitas para aumentar a imunidade e misturas “milagrosas”. Com a popularização de perfis sobre saúde e bem-estar nas redes sociais, a internet se tornou um campo de mitos e verdades sobre o tema.
A mais recente receita a viralizar nas redes é uma mistura que promete fazer uma “ducha interna” no corpo de quem a consome.
Trata-se da combinação de limão com sementes de chia, uma bebida desintoxicante divulgada pelo nutricionista e escritor americano Daryl Gioffre.
A bebida é composta por duas colheres de sopa de sementes de chia, um copo de água, o suco de uma rodela de limão e 1/8 colher de chá de sal. De acordo com o nutricionista, os ingredientes devem ser misturados e deixados em descanso por cinco minutos ou até que as sementes de chia comecem a formar um gel ou gota protetora ao seu redor.
Mas, afinal, há embasamento científico neste conteúdo? A médica pós-graduada em Nutrologia Fernanda Caron Zuccolotto explica que a combinação entre água, limão e chia pode trazer benefícios.
“A mistura dos três ingredientes favorece a hidratação, além de conter os benefícios da ingestão do limão, que é rico em vitaminas, em especial, a C. Além disso, a chia contém vitaminas do complexo B, ômega 3, fibras e minerais”, detalhou.
Por outro lado, os especialistas alertam que, apesar de possuir benefícios, a receita não deve ser entendida como chá milagroso, e o resultado pode variar de pessoa para pessoa.
A nutróloga Mariana Comério ressalta que cada dieta deve ser individualizada, respeitando o funcionamento do organismo.
A médica alerta ainda para os cuidados com os conteúdos divulgados na internet.
“As pessoas devem estar atentas ao perfil de quem está compartilhando a informação, ao grau de conhecimento da pessoa e se é um profissional adequado para falar sobre o assunto”.
Outras dietas que viralizam nas redes têm o emagrecimento como resultado. A nutricionista e colunista de A Tribuna Gabriela Rebello explica que nenhum alimento tem o poder de fazer engordar ou emagrecer, se avaliado de forma isolada.
“Para ter emagrecimento, sabemos que é preciso haver déficit calórico, ou seja, consumir menos calorias do que se gasta”, apontou.
TIRE SUAS DÚVIDAS
A “dieta da lua” (apenas líquidos durante 1 dia por semana, na mudança da lua) emagrece?
MITO- Para emagrecer é preciso consumir menos calorias do que se gasta. Se a pessoa consumir líquidos durante um dia na semana, com o teor de caloria reduzido, ela terá um emagrecimento, mas não por conta da dieta líquida, e sim devido à redução de calorias. A fisiologia humana foi feita para morder alimentos sólidos, e é possível emagrecer comendo bem.
Gabriela Rebello, nutricionista
Cortar arroz e feijão após as 18 horas e substituir por folhas, sucos ou sopas faz perder peso?
DEPENDE- Não é uma regra, mas a redução de carboidratos pode contribuir para a restrição calórica, o que leva à redução de peso. À noite, o metabolismo desacelera, e são feitos os processos de detoxificação, regulação hormonal e redução de inflamação. Em alguns casos, após as 18 horas é indicado evitar carboidratos e optar pelas proteínas magras e alimentos com baixo índice glicêmico, como legumes e saladas.
Gabriela Rebello, nutricionista
Comer pólen de abelha aumenta a imunidade?
VERDADE- Pólen é um produto rico em flavonoides, que são antioxidantes que auxiliam o organismo. Ele fortalece a imunidade, o rejuvenescimento das células e é um alimento com efeito antibactericida e antifúngico. Quem tem alergia ou utiliza anticoagulante deve ter orientação do nutricionista ou médico antes do consumo.
Gabriela Rebello, nutricionista
Beber suco verde com estômago vazio de manhã ajuda a queimar gordura?
MITO- A indicação de beber suco verde pela manhã é pelo benefício de ingerir um alimento rico em antioxidantes, fibras para o intestino e que dê saciedade. Por isso, a pessoa pode comer menos no café da manhã, além de ter potencial diurético. Mas a queima de gorduras depende, no entanto, de uma dieta balanceada e ainda da prática regular de atividades físicas.
Mariana Comério, nutróloga
Mistura de água com limão e sementes de chia alivia os sintomas de problemas digestivos?
PARCIALMENTE VERDADE- O limão é rico em vitamina C e pode melhorar a digestão. Já a chia contém vitaminas, fibras e minerais, e pode melhorar a digestão, além de trazer saciedade. Porém, a receita não vale indiscriminadamente para todos. Em pacientes com problemas nos divertículos (bolsas no trato digestivo), a chia pode entrar no divertículo e causar uma infecção.
Mariana Comério, nutróloga
Laranja moro ajuda a emagrecer e evita o câncer?
VERDADE- Rica em antocianina, que contribui com redução de insulina, a laranja moro reduz risco de diabetes e câncer. Essa laranja, por ser “sanguínea” (possui interior avermelhado), é rica dessa substância. É um excelente antioxidante, sendo comprovadamente protetora contra danos e prevenindo doenças cardíacas, câncer de intestino, câncer de mama e de pele.
Fernanda Caron Zuccolotto, médica pós-graduada em Nutrologia
Beber vinagre de maçã com o estômago vazio alivia refluxo, cólica e dor de garganta?
MITO- Vinagre de maçã auxilia na digestão das proteínas, porém o indicado é usá-lo junto da refeição. O vinagre de maçã realmente é um excelente aliado da saúde, emagrecimento e controle da insulina. Porém, não há evidências sobre uso em jejum nem indicação de uso em caso de dor de garganta, gastrite, úlceras e cólicas. Pode piorar os quadros devido à acidez.
Fernanda Caron Zuccolotto, médica pós-graduada em Nutrologia
Comentários