Meeting Tribuna de Educação: alunos de robótica encantam plateia
Equipe foi premiada em Cingapura no ano passado
Escute essa reportagem
Com pouca idade, mas com talento de sobra, as equipes de robótica e de Fórmula 1 do Sesi de Jardim da Penha (Vitória) deixaram encantados quem participou ontem do Meeting Tribuna de Educação.
Os estudantes, que têm entre 12 e 17 anos, apresentaram alguns de seus projetos e o processo de elaboração deles durante algumas competições que participam.
Com patrocínio de empresas como a ArcelorMittal, a equipe de Fórmula 1 “Pocadores” foi premiada em setembro do ano passado, em Cingapura, como a melhor do mundo na categoria chamada escrutínio da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).
Durante a apresentação, os alunos demonstraram a performance de carros, de até 20 centímetros, construídos por eles. As miniaturas chegam a atingir velocidade de até 70 km/h.
Também apresentaram seus projetos em outras competições, as equipes premiadas de robótica do Sesi de Jardim da Penha Legotrix e The Walking Lego.
Mesmo acompanhados dos professores e técnicos Leandro Zanetti, Pablo Henrique Reis Cecon e Bruno de Castro, o protagonismo foi mesmo dos estudantes, que, com desenvoltura, impressionaram quem estava presente.
Depois da apresentação, a neurocientista Carla Tieppo comentou sobre a participação das equipes ao subir ao palco para fazer sua palestra.
“Vou confessar para vocês que não estou tranquila em começar, não. Isso aqui foi uma demonstração de que a gente tem muito a fazer e, quem sabe, a gente está negligenciando a nossa potência. Vocês estão tão chocados como eu?”, perguntou aos educadores na plateia.
Carla Tieppo também disse estar impressionada com o que os estudantes demonstraram, em um momento em que muitos chegam a ter pensamentos negativos em relação à transformação digital.
“Não tem crianças aqui. Esses meninos estão maduros, é algo deslumbrante. Deram um show, eu estou chocada aqui”.
Inclusão
A diretora comercial da Rede Tribuna, Lenise Loureiro, adiantou durante o evento que já está sendo pensando um próximo Meeting de Educação, que irá acontecer no segundo semestre.
“Pretendemos trazer a temática da inclusão. Os assuntos são construídos a partir de levantamentos junto aos professores e gestores da área da educação”.
Opiniões
Transformação
“A gente acredita na educação como um fator de transformação para a sociedade. O tema de transformação digital está em pauta nas grandes indústrias e dentro da ArcelorMittal não é diferente. Temos um laboratório de inovação e, além disso, todas as áreas da empresa estão trabalhando formas de digitalizar e conectar seus processos”.
- Bernardo Enne Corrêa, gerente de comunicação e relações institucionais da ArcelorMittal
Evolução digital
“Estamos no meio de uma evolução digital que está impactando todas as áreas da nossa vida, inclusive a educação. É importante entender esse processo para encontrarmos caminhos mais efetivos e personalizados para desenvolver o aluno. O Sicoob acredita que está investindo na educação por meio desse evento”.
- Caroline Gobbo, supervisora de crédito e agronegócio do Sicoob
Estratégias
“Quando a gente traz a perspectiva da neurociência, de perceber como o cérebro funciona, é a partir daí que criamos estratégias para facilitar a aprendizagem. Reconhecemos como importante esse momento. Estamos aqui com representantes de todas as nossas escolas, para que esse conhecimento, de fato, chegue até as nossas salas de aula”.
- Juliana Rohsner, secretária de Educação de Vitória
Inteligência humana
“A neurociência tem como foco compreender melhor a inteligência humana. Isso traz contribuições fundamentais para o processo educativo, para a relação professor-aluno, para que novas metodologias possam ser inseridas no cotidiano escolar e assim a gente dá mais densidade à aprendizagem”.
- Adriana Sperandio, consultora em educação
Repertório
“Vivemos uma era de transformação digital, onde a gente precisa discutir temáticas voltadas para essa interseção entre a tecnologia e a educação.
Um evento como esse facilita e traz mais repertório para a gente levar para a sala de aula, para os nossos professores”.
- Flávia Rejane, líder de produtos e processos da Sapion - Nova Educação
Ferramentas
“Acho importante discutir educação no âmbito digital, que traz novidades para nós.
O uso das ferramentas tecnológicas só tende a crescer com a inteligência artificial e tudo novo que ainda vai surgir. Certamente será um campo amplo e, por isso, precisamos de debates sobre o tema”.
- Johny Bitencourt, mantenedor da Cruzeiro do Sul Virtual
Comentários