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Cidades

Mais de 18 mil ciclistas ficaram feridos no trânsito neste ano

Número é referente aos acidentados no primeiro semestre. No mesmo período, Samu recebeu 28.480 chamados por socorro


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Imagem ilustrativa da imagem Mais de 18 mil ciclistas ficaram feridos no trânsito neste ano
Ciclista no meio dos carros na avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha |  Foto: Leone Iglesias/AT

Acidentes envolvendo ciclistas têm se tornado frequentes nas ruas, avenidas e rodovias do Estado. Só no primeiro semestre deste ano, 18.639 foram socorridos após ficarem feridos.  

Ainda neste período, foram 28.480 chamados registrados. Já no ano passado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) recebeu 46.622 chamados para atendimento a ciclistas acidentados, com 32.986 remoções de feridos. 

Para o cicloativista Fernando Braga, a solução para o ciclista ter mais segurança no trânsito vai muito além da educação entre motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas. Depende também de políticas públicas com projetos estruturais e sociais. 

Segundo o Observatório de Trânsito, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran-ES), no ano passado foram registrados dois acidentes com bicicletas por dia.

Apesar da alta dos acidentes, o Capitão Anthony Costa, do Batalhão de Polícia de Trânsito da Polícia Militar do Estado, diz que só na Grande Vitória houve uma queda no número de óbitos. Dois  ciclistas morreram nos primeiros seis meses deste ano, enquanto no mesmo período do ano passado foram oito.

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“A imprudência e o desrespeito às normas de trânsito estão relacionados às causas de sinistros, assim como as condições das vias e o estado de conservação da bicicleta”, destacou o Capitão Anthony.

Regras

Ele ainda reforça que os motoristas devem dar preferência aos ciclistas e respeitar a distância de segurança de 1,5 metro ao se aproximar ou cruzar com uma bicicleta. Por sua vez, os ciclistas devem circular na mesma direção dos demais veículos, utilizando ciclovias ou ciclofaixas quando disponíveis. 

“Quando essas opções não existem, devem circular à margem direita da via, atento às sinalizações e aos pedestres. É fundamental também utilizar algum sistema de iluminação intermitente, vestir roupas claras e utilizar equipamentos de proteção individual, como luvas e capacete”, completou. 

O Capitão Anthony disse que não respeitar a distância de segurança em relação ao ciclista é uma infração de natureza média. 

“No entanto, não dar preferência ao ciclista ou conduzir o veículo ameaçando outros usuários, podem resultar em penalidades mais severas, incluindo a suspensão do direito de dirigir”, concluiu, destacando que há ações adotadas pela PM para reduzir o número de acidentes, como o programa de educação para o trânsito do Batalhão de Polícia de Trânsito, que aborda vários temas.

OPINIÕES

"É necessário massificar as campanhas educativas, para respeitarem os ciclistas  no trânsito”, Marcos Paulo Duarte, presidente da Federação Espírito Santense de Ciclismo.

"Os motoristas, além de  darem preferência aos ciclistas, devem observar sempre a distância mínima”, Capitão Anthony Costa, do Batalhão de Polícia de Trânsito da PM do Estado.

ENTENDA

Redução  de mortes no  trânsito

Aumento  de acidentes

> Segundo o Observatório de Trânsito, no Estado foram registrados cerca de dois acidentes com bicicletas por dia no último ano.

> Os números ressaltam a necessidade urgente de medidas efetivas para garantir a segurança dos ciclistas no trânsito.

Chamados 

> O Samu 192  recebeu 46.622 chamados para atendimento a ciclistas acidentados em 2022, resultando em 32.986 remoções.

> No primeiro semestre  deste ano, já foram registrados 28.480 chamados, com 18.639 remoções.

Causas e responsabilidades

> Imprudência e desrespeito às normas de trânsito são causas recorrentes de acidentes envolvendo ciclistas.

> Tanto motoristas quanto ciclistas têm responsabilidades, como dar preferência e respeitar a distância de segurança.

Ações e medidas 

> O Batalhão de Polícia de Trânsito realiza um programa de educação para o trânsito, abordando os cuidados necessários para todos os usuários das vias públicas.

> Campanhas educativas em parceria com instituições como o Detran, Sest/Senat e Movitran são realizadas para orientar os ciclistas sobre medidas de segurança.

> As penalidades para infrações relacionadas à segurança dos ciclistas variam de acordo com a gravidade da infração, podendo incluir suspensão do direito de dirigir.

> É essencial adotar medidas efetivas para proteger os ciclistas, promover a conscientização e garantir um ambiente seguro no trânsito. 

Fonte: BPTran

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