Maior peixe do mundo, Tubarão-baleia faz aparição rara no litoral do ES. Veja vídeo
Espécie foi flagrada durante um cruzeiro de pesquisa em Vila Velha
Escute essa reportagem
Uma aparição rara emocionou e surpreendeu pesquisadores do projeto Amigos da Jubarte no Espírito Santo. No mês de junho, um animal da espécie Tubarão-baleia, considerado o maior peixe do mundo, foi flagrado no litoral capixaba, a cerca de 16 quilômetros da costa de Vila Velha.
As imagens, no entanto, foram divulgadas apenas nesta segunda-feira (18), após passarem por uma análise em laboratório. No registro, é possível ver o Tubarão-baleia emergir ao lado da embarcação usada pelos pesquisadores para coleta de dados científicos.
"É sabido que essa espécie ocorre por aqui e em muitos estados do litoral brasileiro. Mas nos últimos anos vem sendo cada vez mais rara sua aparição. O último registro que tivemos na Grande Vitória foi desse animal infelizmente morto. Já havia um registro por drone pela turma do Laboratório de Nectologia da UFES há alguns anos nas proximidades da foz do Rio Doce, litoral de Linhares, mas esse registro por drone é inédito no litoral da Grande Vitória", explicou o coordenador geral do Amigos da Jubarte, Thiago Ferrari.
A bióloga e pesquisadora do Jubarte.lab, Bruna Rezende, contou como foi a experiência de encontrar o animal."Estávamos no meio da amostragem, com hidrofone na água, drone no ar, observadores de bordo em atividade, quando de repente aparece uma nadadeira enorme e preta ao lado do nosso barco. Nos aproximamos pra ver e nos surpreendemos com aquele gigante do tamanho do barco, todo preto, cheio de bolinhas brancas naquela água azul e transparente. Foi um momento inesquecível, que sonhávamos viver há muito tempo."
Baleia ou tubarão?
O Tubarão-baleia, considerado o maior peixe de todo o oceano é, realmente, um tubarão. A espécie recebe esse nome devido a combinação de características dos tubarões e das baleias — como, por exemplo, ser um peixe cartilaginoso, como os tubarões, e se alimentar por filtração, como algumas baleias.
Ele pode atingir mais de 12 metros de comprimento e é dócil, sem representar ameaça aos humanos. Conhecidos como "gigantes simpáticos", eles pesam em torno de 20 toneladas e podem viver, em média, 70 anos na natureza.
A espécie é classificada como "Em Perigo" na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e enfrenta um alto risco de extinção na natureza devido a diversas ameaças, em especial as causadas pela ação humana.
"Esse registro desse animal vivo e saudável é uma ponta de esperança para conservação marinha, podendo indicar uma possível recuperação dessa espécie por aqui e reforçando como é necessário a proteção da grande biodiversidade do litoral capixaba", conclui Thiago Ferrari.
Comentários