X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

“Maior café coado” do Mundo é capixaba

Os 8.260 litros da bebida foram preparados utilizando 450 quilos de pó de café em evento na cidade de Brejetuba


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem “Maior café coado” do Mundo é capixaba
Coador é confeccionado por uma família do município há anos. São várias camadas de tecido, além de uma rede e uma corda |  Foto: Divulgação/Eduardo Lopes

No Espírito Santo, que é o segundo maior produtor nacional do grão que faz uma das bebidas mais amadas no País, não poderia faltar o maior café coado do mundo.

O recorde reconhecido pelo Guinness Book e pelo RankBrasil em 2011 foi renovado mais uma vez neste ano, durante o Festival do Maior Café do Mundo, realizado em Brejetuba, na região serrana do Estado.

Leia mais sobre Cidades

De acordo com a prefeitura do município, o café foi coado no dia 30 de setembro durante o aniversário de 28 anos cidade, no Centro de Eventos “Cafezão”.

Foram feitos 8.260 litros da bebida e utilizados 450 quilos de pó de café. Não bastasse isso, um coador gigante, com 2,50 metros de diâmetro por 2,70 metros altura, e uma xícara com capacidade para 8.260 litros da bebida, medindo 2,70 metros de altura por 2,50 metros de diâmetro, foram utilizados. Depois, o “cafezinho” foi servido ao público.

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Brejetuba, Osmar do Nascimento, o Mazinho, explicou que a cidade mantém o recorde brasileiro, atestado pelo RankBrasil em 2011. Ele contou que a ideia é fazer contato com o Livro dos Recordes falando sobre o evento deste ano para pedir a categorização dos recordes.

“A ideia é que o Guinness possa classificar as categorias, porque são formas muito diferentes de extrair o melhor do café. A artesanal, como fazemos, é uma das maneiras mais antigas”, explicou.

O evento com o maior café do mundo é realizado desde 2008 e, ao final de cada edição, os organizadores entram em contato com o Guinness Book para consolidar o recorde mundial e nacional.

O coador é feito por uma família do município há anos. São várias camadas de tecido, além de uma rede e uma corda. Depois que o coador fica pronto, é levado ao espaço de eventos. A xícara, que fica exposta na entrada da cidade durante o ano, também é levada lá.


SAIBA MAIS

- O maior café coado do mundo tem 8.260 litros. Foram utilizados 450 quilos de pó de café.

- Foram servidos mais de 3 mil cafezinhos ao público do Festival do Maior Café do Mundo, realizado em Brejetuba, na região serrana do Estado, no dia 30 de setembro, durante o aniversário de 28 anos cidade, no Centro de Eventos “Cafezão”.

- O processo de coagem demora duas horas. Depois de pronto, o cheiro do café fica no ar durante seis horas.

- Um coador gigante, com 2,50 metros de diâmetro por 2,70 metros altura, e uma xícara com capacidade para 8.260 litros da bebida, medindo 2,70 metros de altura por 2,50 metros de diâmetro, foram utilizados.

- O coador é feito por uma família do município há anos. São várias camadas de tecido, além de uma rede e uma corda.

- A ideia é que o Guinness Book possa classificar a coagem por categorias. A artesanal, como é feita em Brejetuba, é uma das mais antigas.

Fonte: Prefeitura de Brejetuba.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: