X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Lei determina que alunos cantem Hino Nacional uma vez por semana em cidade do ES

Lei já está em vigor em município. Estudantes da rede pública e privada também devem cantar os hinos da cidade e do Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Lei determina que alunos cantem Hino Nacional uma vez por semana em cidade do ES
Hinos serão cantados durante o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Espírito Santo e de Vila Velha |  Foto: Divulgação

Com o objetivo de resgatar os valores cívicos e o respeito aos símbolos nacionais, alunos das escolas públicas e particulares de Vila Velha serão obrigados a participar do hasteamento das bandeiras e a cantar os hinos municipal, estadual e o brasileiro. 

O hasteamento das bandeiras e o canto dos hinos deverão acontecer uma vez por semana, antes do início das aulas, durante o ano letivo.

Leia mais sobre Cidades aqui

A autoria da lei nº 6.843/23, que regulamenta a obrigatoriedade do hasteamento das bandeiras e da execução dos hinos, é do vereador de Vila Velha Welber Luiz de Souza, mais conhecido como Welber da Segurança (PSDB).

Segundo ele, o objetivo é resgatar o princípio de civismo entre os estudantes, estimulando o amor à pátria. A lei foi sancionada no dia 19 de maio e já está em vigor. “O culto às bandeiras estimula o civismo e o respeito dos estudantes pelos símbolos nacionais do País”.

Geyza Novais Vidon, diretora da Unidade Municipal de Ensino Fundamental Thelmo Torres, em Itapuã, destacou que os alunos da escola já cantam o Hino Nacional uma vez por semana. 

“Em nossa escola, todas as quintas-feiras reunimos os estudantes antes de ir para a aula e cantamos o Hino Nacional e o de Vila Velha. Vemos como algo positivo respeitar os símbolos da pátria”, frisou.

Aprendizado

O professor de Tecnologia Cassio Alexandre Santos, que leciona na Unidade de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, em Vila Garrido, explicou que a lei estimula o aprendizado entre os estudantes. 

“Desde a minha época, cantávamos o Hino Nacional. Essa lei vai estimular o conhecimento cívico  entre os alunos, além do respeito à pátria”, pontuou.

Os três alunos que hastearem as bandeiras deverão ter as melhores notas e serão escolhidos pela direção da unidade de ensino. 

No primeiro bimestre do ano letivo, antes de apuradas as notas classificatórias, as bandeiras serão hasteadas pelos professores da escolas. As bandeiras nacional, estadual e municipal terão que ficar iluminadas após as 18h.

Leia mais

Médicos já atendem viciados em droga com “efeito zumbi”

Imagens de santas católicas são destruídas dentro de igreja no Sul do ES


O que diz a lei

Objetivo é estimular amor à pátria

Lei nº 6.843/23

O objetivo da  lei nº 6.843/23  é estimular o conhecimento  no ambiente escolar e o sentimento coletivo de respeito de honra e amor à  pátria, ao Estado e ao município. 

É obrigatório o hasteamento das bandeiras nacional Brasileira, estadual do Espírito Santo e municipal de Vila Velha no decorrer do canto dos Hinos Nacional, do Estado do Espírito Santo e o hino de Vila Velha nas escolas públicas e privadas.  

As escolas deverão reunir os estudantes uma vez por semana, antes de iniciar as aulas.  

O hasteamento das bandeiras deverá constar no calendário escolar anual de todas as escolas públicas e privadas de Vila Velha.

Quando ocorrer o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, os alunos deverão  cantar os hinos nacional, estadual e municipal.  

As bandeiras deverão permanecer hasteadas após as 18 horas e deverão estar devidamente iluminadas. 

No primeiro bimestre do ano letivo, antes de serem apuradas as notas dos alunos, as bandeiras deverão ser hasteadas pelos professores.

Fonte: Lei nº 6.843/23 e pesquisa AT.

Leia mais

Avenida em Vitória é interditada para operação policial de escolta de dinheiro

Mais de 130 motociclistas perderam a vida este ano no ES

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: