X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Jornalista capixaba é única brasileira na 'Aeronave Papal' da JMJ 2023

Conheça a história de Anna Ferreira, correspondente do SBT que acompanha o Papa Francisco há 10 anos


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Jornalista capixaba é única brasileira na 'Aeronave Papal' da JMJ 2023
Em 2017, Anna também foi a única jornalista brasileira no avião que levou o Papa até Portugal, para uma visita ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima |  Foto: Acervo Pessoal

A única equipe de comunicação do Brasil a acompanhar o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude 2023, do voo até o evento, tem um toque capixaba.

A jornalista Anna Ferreira, do SBT, é nascida em Vitória e está acompanhando a viagem do líder católico ao lado de 70 profissionais da imprensa mundial. Ela é a única brasileira na "aeronave papal", que levou e também retornará com o pontífice após o maior evento católico do mundo.

Leia também:

Papa fala de LGBTQIAP+, aborto e tecnologia na Jornada Mundial da Juventude

No "SBT Brasil", a correspondente mostra os registros da jornada que durará cinco dias  já que a cobertura do Papa na Jornada Mundial da Juventude vai até este domingo (6).

Em meio à cobertura do evento, Anna foi entrevistada pelo Tribuna Online e contou um pouco da sua trajetória profissional na terra do Papa. Ela se prepara para a viagem de volta, neste domingo, quando Francisco costuma ceder entrevista coletiva aos profissionais presentes.

Do Brasil ao Vaticano

Há dez anos, Anna Ferreira vivia uma experiência única. A jornalista capixaba esteve no mesmo voo que o Papa Francisco, rumo ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude de 2013 — a primeira viagem internacional de Francisco como Papa, e o primeiro contato de Anna com o pontífice. 

A sua história com o Vaticano, porém, começou muito antes. No ano de 2007, Anna era estudante de jornalismo em uma faculdade particular do Espírito Santo quando Bento XVI esteve no Brasil.

Ela estava produzindo o seu trabalho de conclusão de curso sobre a imagem do País no exterior quando decidiu dedicar um capítulo à cobertura da visita do Papa ao território brasileiro. 

"Nasceu em mim uma grande vontade de ser Vaticanista (jornalistas que cobrem o Vaticano). Senti no Brasil uma grande onda de paz e solidariedade, era a presença do Papa. Graças, também, aos jornalistas, suas palavras e gestos contagiaram o país inteiro e tive a certeza que era isso que eu queria fazer da vida", conta.

Anna se formou no mesmo ano e atuou como repórter e apresentadora em algumas emissoras do Espírito Santo. Em 2012, ela pediu demissão para seguir o seu grande sonho: se mudar para Roma e cobrir o Vaticano como jornalista correspondente. Lá, ela conduziu o "Direto do Vaticano", um projeto radiofônico que ia ao ar, todos os dias, com notícias e novidades da sede da Igreja Católica.

A virada na carreira da capixaba veio em fevereiro de 2013, quando Bento XVI deixou o cargo. A partir daí, a jornalista começou a atuar como freelancer para diferentes emissoras de TV do Brasil, incluindo o SBT. 

"Fiz a cobertura de todos os grandes momentos importantes destes dez anos do pontificado do Papa Francisco, como as canonizações de João Paulo II e da Irmã Dulce, todas as visitas presidenciais do Brasil ao Vaticano, as visitas do Papa ao Brasil, Portugal (por duas vezes) e Polônia", relembra a jornalista. 

Imagem ilustrativa da imagem Jornalista capixaba é única brasileira na 'Aeronave Papal' da JMJ 2023
Anna recebeu a benção do Papa Francisco na gravidez dos seus dois filhos: Thaís, de 5 anos e Leonardo, de 5 meses |  Foto: Acervo Pessoal

Bençãos do Papa

A rotina intensa de cobertura no Vaticano permitiu que Anna tivesse encontros próximos com o Papa. Em 2017, quando o pontífice visitou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, ela também era a única jornalista brasileira no avião do papa — um momento que a jornalista recorda com admiração.

"Na época eu estava grávida de 5 meses da minha filha Thaís, que hoje está com 5 anos. Quando viu que eu estava grávida, o Papa abençoou a bebê com muito carinho".

Imagem ilustrativa da imagem Jornalista capixaba é única brasileira na 'Aeronave Papal' da JMJ 2023
Anna amamentando o filho Leonardo, de 5 meses, após o desembarque do Papa Francisco em Lisboa |  Foto: Acervo Pessoal

No ano passado, o gesto se repetiu. Grávida do segundo filho, Leonardo, hoje com 5 meses e meio, ela recebeu a benção de Francisco durante a visita dos Bispos Brasileiros no Vaticano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: