Já é hora de iniciar o projeto verão 2025. Confira dicas para ter bons resultados
Especialistas afirmam que quanto mais cedo forem adotados bons hábitos de vida, melhores serão os resultados
Escute essa reportagem
Faltando oito meses para a estação mais quente do ano, já pode-se dizer que é a hora certa de se engajar no “projeto verão”. De acordo com especialistas, quanto mais cedo forem adotados bons hábitos de vida, como o exercício físico regular e a alimentação saudável, melhores serão os resultados.
O profissional de Educação Física Glênio Luiz, por exemplo, aconselha que a adoção de estratégias para alcançar a boa forma tenha enfoque na constância e na construção de hábitos saudáveis.
“Corpos do verão são construídos no inverno. O importante é manter a constância para ter resultados a longo prazo. O projeto verão é só o início do estímulo, porém, o foco tem que ser o ano todo. Quando você começa a ver os resultados, o corpo vai melhorando e a autoestima se beneficia”.
Alimentação saudável, exercícios físicos regulares e descanso adequado formam a combinação estratégica para melhorar a saúde e conquistar a boa forma até o verão, indica o profissional de Educação Física Christian Rosa.
O especialista aponta, contudo, que há um hábito subestimado entre os praticantes de exercícios físicos: o descanso.
“Muitos ignoram o descanso adequado, porém as adaptações fisiológicas crônicas positivas, como a melhora do sistema cardiovascular, o ganho de massa, a melhora da sensibilidade com a insulina e o controle da pressão arterial são feitas no repouso. Quanto mais cedo começar a preparação, melhor”.
As amigas Fernanda Coelho, 34, Fernanda Magri, 30, Nathalie Scardine, 51, e Nathalia Salles, 36, são bons exemplos de constância, persistência e adoção de hábitos para uma vida saudável.
Sob orientação do profissional de Educação Física Glênio Luiz, as meninas praticam treinamento funcional e são instruídas para conquistar cada vez melhores resultados.
“Eu pratico o treinamento funcional há seis meses. Optei pelo exercício por gostar de estar em contato com a natureza, além dos benefícios para a saúde. No dia a dia, mantenho uma alimentação balanceada e boas noites de sono, junto à prática regular do exercício”, conta a bióloga Fernanda Magri.
Confira as dicas
Avaliação de saúde
Ao iniciar um novo exercício físico, busque uma avaliação de saúde para conhecer as condições físicas e entender os hábitos nutricionais.
Assim, o profissional que acompanhará a pessoa poderá construir estratégias para a melhor execução de um planejamento de exercícios.
“Combo saúde”
O conjunto de hábitos eficientes para a qualidade de vida é: 30% de exercícios físicos e 70% de alimentação saudável.
Os especialistas apontam que, para quem deseja conquistar a boa forma até o verão, o foco deve estar em manter a constância nos hábitos saudáveis e em não desistir.
Adaptação
A adoção de novos hábitos é um processo. Durante essa adaptação, o importante é entender o próprio corpo e focar em uma alimentação saudável.
Para melhores resultados, é aconselhável, ainda, reduzir frituras, bebida alcoólica, açúcar e noites sem dormir, por exemplo. Os hábitos podem ser adaptados à resistência e à necessidade de cada pessoa.
Monitore resultados
A percepção do avanço nos objetivos é, sem dúvidas, um “gás” para o engajamento nos treinos. Registre fotos e métricas ao longo do processo de dedicação ao projeto verão e acompanhe a evolução dos resultados. Este é, inclusive, um protocolo recomendado por profissionais de educação física e nutricionistas.
Sem perfeccionismo
A ideia do “tudo ou nada” pode causar frustração. O foco deve estar em cumprir a rotina de treinos e de cuidados com a alimentação, mas quando houver algum deslize, não se culpe o ponto de desistir dos seus objetivos.
Os resultados são conquistados com persistência, respeito ao processo de mudança de hábitos e sem ansiedade. Ao desfrutar dos exercícios físicos, é possível notar os benefícios no dia a dia, como o aumento da disposição e do bem-estar mental. Quando isto acontece, as novas metas podem se tornar hábitos.
Sem “dietas malucas”
A crença de que basta banir certos alimentos do dia a dia para emagrecer pode criar efeito oposto. Com planejamento e sob orientação de um profissional, é possível perder peso ou gordura sem abrir mão de comer o pão francês e outros alimentos ricos em carboidratos, por exemplo.
A alimentação deve ser individualizada e as restrições para perder peso devem ser acompanhadas, quando indicadas por um especialista. “Dietas malucas”, sem orientação, causam prejuízos e podem até atrapalhar a construção de hábitos alimentares saudáveis.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários