X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ingressos gratuitos para visitar navio de guerra no Porto de Vitória

Após participar de desfile nesta quinta, embarcação vai estar aberta à visitação de amanhã até domingo. Vagas são garantidas pela internet


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ingressos gratuitos para visitar navio de guerra no Porto de Vitória
Navio-Patrulha Oceânico APA terá visitação até domingo entre 14 e 17 horas mediante apresentação de ingresso |  Foto: Heytor Gonçalves / AT

O feriadão chegou, e Vitória está com uma programação especial. A embarcação de guerra humanitária, Navio-Patrulha Oceânico APA (P121), estará aberta à visitação gratuita no Cais Comercial da Vports, o Porto de Vitória, desta sexta (08) até domingo, das 14 às 17 horas.

A embarcação da Marinha chega ao Espírito Santo para participar das comemorações do feriado de 7 de setembro, fazendo um desfile marítimo. Já amanhã, a visitação está liberada, mas as vagas estão limitadas a 2.500 convites por dia. Cada pessoa pode reservar até quatro ingressos por meio da plataforma Sympla, pela internet.

O acesso à área portuária só será permitido mediante apresentação do ingresso, impresso ou on-line, e também do cumprimento dos requisitos de segurança (uso de calçado fechado, sem salto).

O navio de guerra humanitário foi incorporado pela Marinha do Brasil em 2012 para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas. O navio conta com vários compartimentos destinados à acomodação dos tripulantes, além de áreas específicas para refeições, proporcionando um elevado nível de conforto.

Além disso, possui diversos equipamentos, sistemas e armamentos embarcados que permitem que o navio cumpra suas mais variadas missões com sucesso.

Durante a pandemia, em 2021, por exemplo, ele fez o transporte de um cilindro de oxigênio vazio, com capacidade para 90 mil metros cúbicos para ajudar o Amazonas.

SAIBA MAIS

Imagem ilustrativa da imagem Ingressos gratuitos para visitar navio de guerra no Porto de Vitória
Embarcação foi incorporada à Marinha do Brasil em 2012, para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas |  Foto: Heytor Gonçalves / AT

Navio

- O Navio-Patrulha Oceânico APA (P121) foi incorporado à Marinha do Brasil em 30 de novembro de 2012, para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas.

- Ele chega no Cais Comercial da Vports, o Porto de Vitória, e fica até segunda-feira. Ele participará das comemorações do 7 de setembro.

- Para o público, o navio estará aberto das 14h às 17h, desta sexta (08) até domingo (10).

Ingressos

- Estarão disponíveis gratuitamente pela internet, por meio da plataforma Sympla, no link https://www.sympla.com.br/.
- As vagas estão limitadas a 2.500 convites por dia e cada pessoa pode reservar até quatro ingressos.
- O acesso à área portuária só será permitido mediante apresentação do ingresso, impresso ou on-line, e também o cumprimento dos requisitos de segurança (uso de calçado fechado, sem salto).

História

- O navio recebeu o nome “APA” em alusão a um importante rio brasileiro, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, que delimita a divisa entre o Brasil e o Paraguai.
o navio já passou por várias cidades brasileiras como Fortaleza (CE), Itajaí (SC), Cabedelo (PB), Natal (RN), Santos (SP) e Maceió (AL).

Operações

- Durante a pandemia, em 2021, o navio fez o transporte de um cilindro de oxigênio vazio, com capacidade para 90 mil metros cúbicos de oxigênio para ajudar Manaus (AM).

- O navio também participou da missão Grand African Nemo 2019 e 2020. Com o propósito de treinar os países africanos da costa ocidental para o enfrentamento à insegurança marítima da região do Golfo da Guiné, por meio de exercícios de simulação de combate à pesca ilegal, pirataria, poluição no mar, de repressão ao tráfico de drogas, de proteção de plataformas e ao salvamento e resgate no mar.

Fonte: Marinha, governo do Estado e Prefeitura de Vitória.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: